A primeira infância, período compreendido entre zero e seis anos de uma pessoa, é considerada o base sobre a qual toda a história do individuo será construída, portanto proporcionar amor, saúde, segurança e os estímulos certos nessa fase são fundamentais para uma vida equilibrada e produtiva em diversos aspectos.
Com esse objetivo, o Governo do Tocantins em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) desenvolve o Programa Criança Feliz em 59 municípios do estado. Participam da ação as cidades que voluntariamente aderem à proposta do Programa.
Somente em 2021, as equipes municipais do Programa Criança Feliz realizaram 157.942 visitas, acompanhando 8.254 famílias. De acordo com a coordenadora estadual do Programa no Tocantins, Katilvânia Guedes, as visitas domiciliares são a principal ação do Criança Feliz, pois, por meio delas os pais são orientados a como lidar com suas crianças fortalecendo seus laços e proporcionando o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo deste público.
O secretário da Setas, José Messias Araújo, lembra a importância do Programa para as família do Estado e todo o empenho do Governo do Tocantins para manter os atendimentos mesmo com as restrições impostas pela pandemia da Covid 19: “Mesmo com o isolamento social fizemos questão de manter o Criança Feliz, por entender que ele faz a diferença na vida de seus beneficiários. A Setas continuou com as capacitações aos visitadores e orientamos os municípios a realizarem os atendimentos mesmo que de forma remota”. Explica o gestor.
Em 2020 e 2021 o Governo do Tocantins por meio da Setas orientou as equipes dos municípios com webinários e acompanhou o processo de formação dos supervisores e visitadores disponibilizado nas plataformas de ensino a distância do Ministério da Cidadania e da Aliança Brasileira pela Educação.
O Programa nos municípios
No município de Ponte Alta do Bom Jesus, distante 428 km de Palmas, a beneficiária do Programa Criança Feliz, Priscila Pereira de Souza, relata quais tem sido os ganhos da sua família com as ações. “Meus filhos tem se desenvolvido muito com as atividades e brincadeiras que as visitadoras nos ensinaram. Acho interessante que as propostas sempre levam em conta materiais reciclados e de fácil acesso para nós. Além de ajudar no desenvolvimento das crianças preservamos o meio ambiente”. Agradece Priscila.
Em Ponte Alta do Bom Jesus as visitas domiciliares continuam suspensas em virtude da pandemia, contudo as famílias são acompanhadas periodicamente por meio de vídeos, fotos e conversas por aplicativo.
A supervisora do Programa Criança Feliz em Arraias, distante 427 km de Palmas, Naiara César dos Santos comenta os impactos sociais das ações na comunidade local. Nós percebemos que o Programa é um importante meio de romper com as vulnerabilidades sociais: “Atendendo as famílias temos condições de auxiliá-las no fortalecimento de seus vínculos afetivos e proporcionar os estímulos certos às suas crianças o que resultará em mudanças futuras quebrando ciclos de vulnerabilidade”. Aponta a supervisora.
Ações do Criança Feliz em 2021
Durante os meses de julho e agosto de 2021 a Equipe Estadual do Programa Criança Feliz orientou e subsidiou os municípios com sugestões de atividades e ações referentes ao projeto “Agosto, mês da primeira infância” de iniciativa do Ministério da Cidadania.
A equipe Estadual do Programa, também, está realizando a entrega de kits com materiais técnicos elaborados pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) e utensílios (bolsas, camisetas e garrafinhas) adquiridos pelo Governo do Tocantins que subsidiarão as equipes municipais com conteúdos referentes à gestão, ao atendimento às gestantes e às visitas domiciliares.