logo

A Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, recebe a partir da próxima sexta-feira, 08, a exposição “Da Superfície… Ao Mergulho… Em Si…”. A trilogia do artista visual Antônio Netto, um misto de pintura, desenho, colagem e objetos construídos em metal, papel, acetato, vinil, e outros materiais experimentados nos constantes estudos do artista, permanecerá aberta para visitação até 30 de outubro. A exposição tem apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Reunindo várias técnicas como acrílica, pastel, bico de pena, técnica mista e um pouco de grafite, o artista traz obras que levaram mais de uma década para serem concluídas e, que quase nunca são mostradas. “É a minha vivência de quase 30 anos de artes. Me sinto à vontade para mostrar até o que não deu certo, como resultado de estudo. Na exposição tudo se encaixa”, conta o artista.

As pinturas abrem a exposição com pinceladas precisas das formas geométricas em contraste com a alegoria das cores vibrantes e compõem a série “Da Superfície…”. Na segunda etapa, “…Ao Mergulho…”, passa por um verdadeiro atrevimento de incluir mais uma dimensão nas criações, e, na terceira etapa “…Em Si”, os objetos rompem o bidimensional.

“O trabalho do Netto se caracteriza pela relação poética que se desdobra entre o estudo da cor e sua relação com as superfícies. Essa mostra traz algumas inovações”, explica a curadora da mostra, a artista visual Elsa Paranaguá Elvas.

A exposição, que é um projeto idealizado pelo artista plástico Antônio Netto, com a curadoria de Elsa Paranaguá Elvas e produção executiva de Regina Reis – R&G Produções Artísticas, foi contemplada pelo Edital Aldir Blanc Tocantins 003/2020, Prêmio Emergencial do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

O Artista

Antônio Netto é paraibano de João Pessoa e mora no Tocantins desde agosto de 1996. Autodidata, participou de várias exposições artísticas, em Palmas, São Paulo, João Pessoa e outras capitais brasileiras. Trabalhou como gestor cultural do Estado, atuou na iniciativa privada e nos governos Municipal, Estadual e Federal e foi professor de artes com projetos desenvolvidos em galerias particulares e públicas.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.