O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do 2º Batalhão, em Araguaína, vai realizar nesta terça (29) e quarta-feira (30), o 1º Seminário de EXPO-APH Ocorrências Complexas. Serão dois dias inteiros com diversas palestras, minicursos e um talkshow.
O Seminário foi planejado para reunir Bombeiros Militares de todo o Estado, além de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Forças de Segurança do Estado e sociedade civil.
O evento é coordenado pelo Major Clóvis Carneiro, comandante do 2º BBM, que está focando na exposição de informação de grande relevância para quem atua no serviço de atendimento de urgência e emergência, requerendo constantes atualizações em suas técnicas.
O Seminário terá 20 horas/aula e as 100 vagas disponibilizadas já foram totalmente preenchidas, sendo 20 Bombeiros Militares, 20 SAMU, 20 Forças de Segurança e 40 Sociedade Civil. Há ainda a categoria ouvinte, os quais poderão assistir às palestras.
Confira abaixo a programação:
Terça-feira, 29:
7h30 às 8h20: Credenciamento.
08h30 – 09h30: Abertura.
10h – 11h: Palestra com o Tema: Controle do Pânico em Emergências.
11h – 12h: Estrutura da rede de atendimento de urgência e emergência em Araguaína.
14h – 15h: Ocorrências com Produtos Perigosos
15h10 – 16h10: Efeitos nocivos à vida em situação de Incêndio Urbano
16h40 – 17h40: Sistema e Comando de Incidentes – SCI
Quarta-feira, 30 – Minicursos Simultâneos
8h às 12h:
– Salvamento Veicular: Atuação em cenário complexo;
– APH-Tático (Stop the Bleed);
– Método START (Triagem de múltiplas vítimas);
– Salvamento Terrestre: Resgate em plano inclinado de difícil acesso.
14h00: Palestra Magna: Atendimento à Tentativa de Suicídio, com o palestrante Edir Paixão, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
16h00: Talk Show: A Importância da Integração entre as equipes operacionais no atendimento a ocorrências de maior complexidade, com Edir Paixão, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
17h30: Cerimônia de Encerramento.