Jornalista Daniel Lélis filmou o momento em que um raio caiu na região do aeroporto. Moradores de quadras da região sul também registraram o fenômeno.
Na Arso 42, também conhecida como quadra 405 Sul, Evesson Farias também fez registros dos raios e dos clarões no céu. Ainda não há um balanço com a quantidade de raios que atingiram a região, mas o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais classifica o Tocantins como zona de alta intensidade de descargas atmosféricas, com mais de 180 raios sendo registrados a cada hora.
Apesar do barulho e do susto para quem estava dormindo, os raios não deixaram feridos. Durante a madrugada, as estações meteorológicas da capital registraram 29 milímetros de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia elevou de amarelo para laranja o risco de tempestades na região de Palmas.
O alerta laranja significa que os moradores devem esperar até 100 milímetros de chuva por dia e rajadas de vento que podem chegar a até 100 km/h. Há risco moderado de alagamentos, quedas de árvores e placas de publicidade, além das quedas de raios.
Os alertas continuam em vigor neste domingo (3). Além de Palmas, todo o centro e o sul do Tocantins estão dentro da área que pode ser afetada.
Morador flagra momento exato de um raio caindo no Aeroporto de Palmas — Foto: Daniel Lelis
Outros moradores também flagraram os raios na madrugada desta sexta-feira (1) — Foto: Evesson Farias de Oliveira