Com o objetivo de promover a integração social e garantir os direitos no âmbito do Sistema Socioeducativo, dez socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case) serão capacitados com o Curso “Montador e Reparador de Computadores”, por meio do Projeto “Nova Oportunidade”. As aulas do Projeto tiveram início há um ano, mas precisaram ser paralisadas em decorrência da Pandemia. O retorno foi definido na última quinta-feira, 14, em reunião entre a Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, equipe multidisciplinar, juntamente com a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), juntamente com o Senac e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para despertar o empreendedorismo e o trabalho em equipe nos adolescentes em cumprimento de medida, além de efetivação da garantia do direito à capacitação profissional. A iniciativa reunirá dez alunos na turma para o Curso de Montador e Reparador de Computadores, o primeiro de sete cursos profissionalizantes a serem ofertados no Projeto pela equipe técnica do Senac. O retorno das atividades atenderá todas as recomendações das autoridades em saúde visando a prevenção da Covid-19.
“O Projeto tem o objetivo de desenvolver ações educacionais de qualificação profissional que promovam o resgate do exercício da cidadania, valorização pessoal e profissional, sendo que a oferta desses cursos contribuirá para criar uma nova expectativa de vida aos adolescentes, estamos construindo novas oportunidades para eles ingressarem no mercado de trabalho futuramente e contribuir de forma positiva com a sociedade e com a família, a fim de que eles saiam do Sistema transformados”, explicou o superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilberto da Costa.
Também estiveram presentes na reunião de alinhamento do retorno das aulas o coordenador do Case, Giovani Brito, a psicóloga da Superintendência, Mayra Dayane Soares , e a pedagoga da equipe, Edivane de Souza Rabelo, bem como a diretora regional do Senac, Lunáh Brito Gomes, a gerente de Educação Profissional, Dirce Faustino, a coordenadora de Operações com o Mercado, Lúcia Córdula, além da técnica responsável pela execução do Projeto Nova Oportunidade, Elisabeth Vieira, e quatro técnicos de educação profissional, Alorran de Freitas, Fátima Luzia, Camila Pereira e Andrea Monteiro.
Curso
O curso será desenvolvido no laboratório montado no Case para a execução das aulas práticas, equipado com 12 computadores. O curso terá o total de 265 horas/aula com aulas ministradas durante a semana, alinhando com as atividades educacionais já desenvolvidas na unidade. Após a finalização das aulas, os adolescentes receberão o certificado de conclusão.
(Edição: Maria Gabriela/Governo do Tocantins)
Sugestão de legenda: Reunião de alinhamento para o retorno dos cursos ocorreu na última quinta-feira, 14, no Senac em Palmas. Divulgação/Governo do Tocantins
—
Secretaria da Cidadania e Justiça
Assessoria de Comunicação Maria Gabriela (Chefe da Assessoria de Comunicação) Shara Rezende (Assessora) Marcos Miranda (Assessor) Márcia Rosa (Assessora) Lauane dos Santos (Assessora) Naab Thalys (Arte Finalista) Gabriela Santos (Estagiária) |