A Polícia Militar deu início nesta sexta-feira, 15, a mais uma fase da Operação Cidade Blindada, visando reforçar o policiamento ostensivo nos trechos rodoviários e urbanos localizados na área circunscricional da 1ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar, região do município de Taguatinga. A operação vai até o próximo dia 17.
Conforme a ordem do comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, estão sendo empregados, além do efetivo operacional da 1ª CIPM, policiais militares que integram o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE). Além da tropa, a PMTO conta com o apoio dos demais órgãos integrantes do sistema de Segurança Pública
A operação consistirá em ações estratégicas para coibir/inibir práticas delituosas na região, garantindo assim a manutenção da ordem pública e a paz social, e consequentemente o aumento da sensação de segurança nos municípios que integram a área. Serão realizadas blitz, bloqueios e abordagens.
Atribuição legal
Conforme o art. 144 da Constituição Federal estabelece que a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, conforme o parágrafo quinto.