O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública de Porto Nacional (COE) se reuniu nesta semana, para avaliar o patamar da Covid-19 em todo o Município. Conforme os dados apresentados, o perfil dos casos confirmados, no dia 19 de outubro de 2020 era de 2.722, destes, 2.614 foram recuperados. Um total de 96% da população. Os ainda 60 casos ativos representam apenas 4% da comunidade. Hospitalizados, 03, o que corresponde a 0,7%. Na 30ª semana de contaminação, a doença alcançou um pico de 264 pessoas infectadas. Na 42ª semana, foram apenas 23 pessoas. Nessa quarta-feira, 21, foi registrado apenas um caso de Covid-19.
A Covid-19 teve maior incidência em mulheres de 10 a 90 anos de idade, com maior pico na faixa etária entre 30 e 39 anos. A doença atingiu 54% da população feminina de Porto Nacional.
Os 16 leitos clínicos correspondem a 87% e estão disponíveis, e apenas 13% estão ocupados.
Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, o decréscimo de incidência da Covid-19 se deve às inúmeras ações emergenciais e eficazes tomadas pela Prefeitura Municipal no enfrentamento e prevenção da doença.
“Equipamos nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), capacitamos nossos profissionais, compramos e recebemos doações de muitos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), instalamos cabines de desinfecção, entregamos à comunidade a única Unidade Municipal de Referência à Covid-19 do Estado (com sede própria), publicamos Decretos importantes com restrições de proteção da população, e muito mais fizemos, para combater essa doença que contaminou o mundo”, disse Anna Crystina.
A Secretária ressaltou, ainda, que a gestão municipal continua controlando, enfrentando (possíveis casos) e prevenindo, de forma enérgica, a disseminação do novo Coronavírus no Município.
Outros dados
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional (Semus), por meio da diretoria de Vigilância em Saúde e do Comitê de Vigilância Epidemiológica (CVE), informou que até às 12h dessa quarta-feira, 21 de outubro, foram totalizados 7.445 notificações para a Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Reparatória Aguda Grave (SRAG), onde estão inclusos também os casos suspeitos para a Covid-19.
Através de exames laboratoriais e pela clínica, foram 4.588 casos descartados, 126 em análise, 2.731 confirmados, 2.627 recuperados e 48 óbitos, o que aponta uma letalidade de apenas 1,7%.
Todas as amostras coletadas são encaminhadas, diariamente, ao Lacen-TO (Laboratório Central do Estado), onde são analisadas e laudadas, porém, nem todas as amostras são analisadas no mesmo dia, o que causa acúmulo nas análises, demorando o retorno aos pacientes.
Com comorbidades foram 379 pacientes, para 2.352 sem doenças pré-existentes. Atualmente o Município conta com 54 pacientes em isolamento domiciliar e 02 internados.
Ainda conforme os dados apresentados pelo COE, as prováveis fontes de transmissão foram: viagens para locais de transmissão comunitária, com 320 casos; contato com casos confirmados, 2.156; e em investigação epidemiológica, 255 casos. Foram realizados 1.746 testes RT-PCR e 985 Testes Rápidos.
Participaram da reunião a secretária municipal da Saúde e presidente do COE, Anna Crystina Brito; o procurador-geral do Município, Otacílio Ribeiro; o diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires; o fiscal de Posturas e Obras, Lúcio Lira; o representante da OAB/TO, Ariel Godinho; e o sub-tenente Fábio Eduardo da Silva, chefe de instrução do TG 11-005.
Texto: Secom Porto