Governador Mauro Carlesse prestigia lançamento de projeto de preservação do Araguaia em Aragarças
Lançado na data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto tem como objetivo recompor áreas florestais e conservar o solo e a água na região, além de implantar ações de saneamento e será desenvolvido em parceria entre os governos de Goiás e Mato Grosso. Na primeira etapa, segundo o governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio.
Para o governador Carlesse, esse projeto vem ao encontro das políticas ambientais defendidas no Tocantins, que visam preservar aquilo que é mais precioso na região, que são os recursos hídricos. “Os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso tem em comum suas terras férteis e a vocação para a produção agropecuária, mas é preciso desenvolvermos políticas sérias para preservarmos essa riqueza natural”.
Rio Araguaia
Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, o Araguaia é um dos principais rios do país e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Pará. Sua bacia se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados. O programa de recuperação deve envolver 28 municípios goianos e mato-grossenses, banhados pelo Araguaia.