Secretaria da Saúde de Porto Nacional capacitação profissionais para um melhor diagnóstico da Hanseníase
A Secretaria Municipal da Saúde, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizou entre os dias 4 e 5 de junho uma capacitação técnica voltada aos profissionais do município e região, bem como para os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem do ITPAC Porto.
De acordo com a coordenadora do SAE, Lelice de Souza, a capacitação tem como foco melhorar o diagnóstico precoce da doença, e ampliar a capacidade dos profissionais no atendimento especializado.
“A Hanseníase se classifica em quatro formas, destas, duas são tratadas durante um ano e as outras duas, em seis meses. Existe uma complexidade no tratamento e podem aparecer reações, por isso o motivo da capacitação”, disse a Coordenadora.
A qualificação está sendo dividida em dois dias, com duas equipes de profissionais. A médica especialista em doenças tropicais e com atuação em Hanseniologia, Célia Bastos junto com a fisioterapeuta Hevelyn Patrícia, e a coordenadora do programa e enfermeira, Edeilma.
A capacitação atende profissionais de saúde de cidades vizinhas que compõe a região denominada “Amor Perfeito” e que tem Porto Nacional como base de acolhimento e atendimento.
Os serviços irão facilitar o manejo dos profissionais em suas cidades, no acompanhamento dos pacientes e nos encaminhamentos, para um melhor atendimento especializado.
Hanseníase
A Hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo o território nacional.
Possui como agente etiológico o Micobacterium Leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.
A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.
A Hanseniologia é um ramo da Dermatologia que estuda especificamente a hanseníase.
Texto: Willian da Luz
Fotos: Rodrigo Alves
Secretaria Municipal da Comunicação