Oito dos 87 participantes do curso, realizado nesta quarta-feira, 24, eram servidores da Controladoria-Geral do Município
Val Rodrigues/Governo do Tocantins
Oito dos 87 participantes do curso “Suprimento de Fundos”, realizado na tarde desta quarta-feira, 24, pela Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), eram servidores da Prefeitura de Gurupi, no Sul do Estado. O apoio do Governo do Tocantins ao município, por meio do curso, tem o objetivo de contribuir com o controle assertivo das contas públicas.
Participaram do curso pelo município, a gestora e servidores da Controladoria-Geral do Município de Gurupi, bem como do departamento de compras e da diretoria de controle interno das secretarias da Saúde, da Educação e da Infraestrutura.
A gestora da pasta municipal de controle interno, Vilma Alves de Souza, destaca que o curso disponibilizado pela CGE-TO possibilita à Controladoria Municipal, bem como aos departamentos semelhantes nas respectivas pastas, um aperfeiçoamento de pessoal, com capacitação e esclarecimentos técnicos. “O Município de Gurupi está muito grato pela parceria e apoio ofertados pelo Estado do Tocantins em todos os setores”, completa a gestora.
Estratégia municipalista
A iniciativa faz parte da estratégia municipalista da gestão estadual que dedica atenção às demandas mais urgentes dos municípios. Em janeiro deste ano, também por meio da CGE Tocantins, o Governo promoveu a palestra “Instrumentos de controle social e transparência na administração pública”, direcionada aos prefeitos e prefeitas recém-empossados.
O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, enfatiza a relevância da contribuição do Governo do Tocantins à área de controle interno dos municípios. “O caráter municipalista da gestão é uma bandeira defendida pelo governador Mauro Carlesse, que promove a aproximação do Estado com os municípios por meio de políticas publicas, as quais envolvem recursos. Isso torna estratégica também a contribuição na formação de técnicos e gestores que cuidam dos gastos”, explica o gestor estadual.
Suprimento de fundos
O curso de suprimento de fundos foi ministrado pelo superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno da CGE-TO, Benedito Martiniano da Costa Neto. A realização ocorreu de modo on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).
Também participaram servidores das secretarias estaduais da Segurança Pública, da Educação e da Administração; do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e da própria CGE-TO.
O curso foi dedicado ao aprimoramento técnico dos servidores diretamente ligados às atividades de suprimento de fundos/adiantamentos, desde os supridos aos responsáveis pela análise ou prestação de contas das pastas participantes.
Os órgãos e entidades interessados em futuras capacitações devem efetuar solicitação via ofício para a Controladoria, informando o quantitativo de servidores. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (63) 3218-2448 ou do e-mail: [email protected].
Sugestão de legendas
Foto 1: A Controladora-geral do município de Gurupi foi uma das participantes do curso
Foto 2: O curso foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unicet
DRT 590/TO