Secretaria afirmou que números podem ser alterados com altas ou óbitos de pacientes. Estado vem apresentando um grande aumento no número de internações por Covid-19.
A rede pública de saúde do Tocantins tem 14 pessoas na fila de espera por uma vaga de UTI nesta segunda-feira (1°), até 13h30. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que os números são “absolutamente momentâneos” e podem ser alterados a qualquer instante “mediante altas hospitalares ou eventuais óbitos”.
Segundo a SES, as solicitações de internações são de alguns municípios, das UPAs de Palmas e de unidades hospitalares administradas pelo estado. A secretaria não especificou em quais cidades estão os paciente
Apesar destas pessoas estarem na fila de espera por vagas de UTI, o portal Integra Saúde mostra que supostamente existem leitos vagos na rede estadual. O G1 questionou porque essa vagas não são ocupadas pelos pacientes que aguardam na fila e aguarda uma resposta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/u/D/G4BJ8GRGKK9xdMqQo7Uw/leitos.png)
Taxa de ocupação dos leitos públicos nesta segunda-feira (1) — Foto: Reprodução/Portal Integra Saúde/Governo do Tocantins
Coronavírus no Tocantins
O número de pessoas com Covid-19 internadas em hospitais públicos e privados do Tocantins subiu 39% em uma semana. Nesta segunda-feira (1°) são 404 pacientes hospitalizados em leitos clínicos ou UTIs públicos ou privados.
O boletim estadual desta segunda-feira (1º) confirmou 554 novos casos de coronavírus, mantendo a alta taxa de diagnósticos da última semana, além de mais seis mortes pela doença.
Conforme os dados, com os novos registros, o estado passou a somar 114.467 casos positivos. Desde o início da pandemia, 1.532 pessoas morreram.