Medida foi anunciada após a Prefeitura de Palmas emitir um decreto que suspende concursos na cidade. Provas estavam previstas para o dia 14 de março.
A Polícia Militar do Tocantins anunciou na tarde desta quinta-feira (4) que vai adiar as provas do concurso público que estavam previstas para o dia 14 de março. O motivo é o agravamento da situação da pandemia da Covid-19 no estado. A nova data provável das provas é o dia 4 de abril. O comandante-geral da PM, coronel Silva Neto, disse que os organizadores vão acompanhar a evolução dos números da doença para avaliar se será possível cumprir essa previsão.
O anúncio foi feito após a prefeitura de Palmas emitir um decreto que endurece as restrições na capital e impede a realização de concursos por 10 dias. Durante a coletiva em que o adiamento foi anunciado, a PM informou que a decisão foi tomada antes mesmo da emissão do decreto e que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) tinha sido avisada disto na quarta-feira (3).
Foi divulgado ainda o número de inscritos do concurso. Ao todo, serão 45.815 candidatos. O maior número é para o cargo de praças policiais militares, com 44.019 inscritos. Os concorrentes a praças na área da saúde são 1.016 e para o quadro de músicos 780. A concorrência por vaga deve ser divulgada ainda nesta quinta-feira.
“A nossa preocupação, em primeiro lugar, é a saúde do candidato”, disse o comandante da PM. Os locais de prova só devem ser divulgados após a definição de quantas escolas vão sediar o concurso. A comissão está avaliando a quantidade de concorrentes por sala para poder tomar esta decisão.
O certame oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação.
O novo concurso está sendo feito porque o anterior foi anulado após fraudes serem constatadas. O número de inscritos deste concurso é bem menor que o do certame anterior, que ficou perto dos 80 mil candidatos.