logo

Justiça suspende MP que alterava jornada de trabalho de médicos no Tocantins

Juiz José Maria Lima entendeu que texto contraria decisões do STF que determinam que carga horária não pode ser aumentada sem aumento no salário. Decisão é de 1ª instância e cabe recurso.

O juiz José Maria Lima, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas, suspendeu no final da tarde desta sexta-feira (28) a Medida Provisória do Governo do Tocantins que alterava a jornada de trabalho dos médicos do estado. O texto esta na Assembleia Legislativa do Tocantins e é alvo de críticas da categoria desde que foi apresentado.

O magistrado entendeu que a MP contraria decisões do Supremo Tribunal Federal que determinam que a carga horária de qualquer profissional não pode ser aumentada sem que haja aumento no salário. A decisão é de 1ª instância e cabe recurso.

José Maria Lima determinou ainda que a AL apresente qual a situação processual do texto e qual foi o parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Com a medida, os médicos voltam a trabalhar na escala estabelecida em 2012, de 12 plantões de 12 horas para uma carga horária de 40 horas semanais.

A proposta de nova escala foi apresentada pelo governo em março, no auge da crise no sistema de saúde pública do Tocantins. O G1 procurou a Secretaria de Saúde para comentar o caso e aguarda resposta.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.