O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, recebeu o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA – Tocantins), Daniel Iglesias, na manhã desta quarta-feira, 28. O encontro marcou o interesse na formação de um Termo de Cooperação Técnica para alinhar ações de fiscalização, de troca de informação e a promoção de debates diante da criação de normas na área técnica, quando relacionada a segurança contra incêndio e pânico.
Daniel Iglesias, que é engenheiro civil, reconhece que Corpo de Bombeiros Militar e CREA Tocantins precisam ter mais proximidades. “Hoje estão distantes e a gente veio na ideia de estreitar diálogo e tudo mais, não só com a Distec [Diretoria de Serviços Técnicos], mas também de uma maneira mais ampla com a Defesa Civil Estadual, por termos obras em áreas de risco, além de [falar de] treinamentos, cursos e a nova lei de regulamentação de projetos. O objetivo é gerar um primeiro diálogo entre o comando e CREA para trabalho conjunto em vários setores”, afirmou.
Por se tratar de um conselho que abrange profissionais praticamente de todas as engenharias, o CREA Tocantins atua desde a área rural ao setor de preservação, passando por uma gama imensa de profissões. “Essa ponte [com o CBMTO] sendo formada, a tendência é todo mundo crescer”, frisou o presidente do Conselho.
Recentemente, após estudo do CBMTO, o governador Mauro Carlesse regulamentou um novo Código de Segurança Contra Incêndio e Emergência para o Tocantins, com foco principal na diminuição da burocracia e na agilização da regularização das edificações conforme seus tamanhos e os graus de risco.
Sobre isso, o CREA Tocantins afirmou que “é unânime que a modernização do setor tem que ocorrer, tem que ser feita e de maneira mais ágil, célere, precisa e uniforme, mas não pode ter divergência”. “A lei caminha para esse sentido e é muito importante. Mas obviamente, como em toda implantação de um novo sistema, merece reajuste, merece uma discussão mais ampla e merece debate”, disse.
O coronel Leandro avaliou a visita como positiva e afirmou que a geração de resultados positivos da parceria vai beneficiar em muito a população.
“Foi de grande valia a visita do presidente do CREA, visto que uma cooperação técnica entre o CBMTO e o Conselho vai somar muito com a segurança das edificações, como as da segurança geral da população, visto que, desde a confirmação de Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs, edição de novas normas técnicas, a participação da sociedade civil é muito importante. Isso vem a engrandecer ainda mais o que já é feito pela corporação”, concluiu.
Crédito: Tenente-coronel José Domingos Alves Filho/Governo do Tocantins
Legenda
– Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Regional de Engenharia buscam trabalhos em parceria
—
—
Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins
Assessoria de Comunicação Social
bombeiros@secom.to.gov.br
63-3218-4725