Com o tema ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’, iniciou neste mês, a Campanha Maio Amarelo 2021, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e promover ações que incentivam boas práticas de convivência e respeito à vida no trânsito.
Devido o contexto da pandemia da covid-19, este ano, a Secretaria da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, vem realizando atividades de conscientização pelas redes sociais da Prefeitura de Porto Nacional. Entre as ações, está a divulgação de flyers educativos e a implantação de outdoors em alguns pontos estratégicos da cidade e distritos, alertando para um trânsito mais seguro.
Segundo o secretário, Marcílio Alves Parente, além de colocar em discussão a pauta da segurança viária, a intenção da campanha é mobilizar a sociedade para a conscientização.
“O acidente de trânsito é a quinta maior causa de morte no Brasil. No último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2019, foram mais de 31.945 vidas perdidas. Em Porto Nacional não é diferente, no ano de 2020, foram 26 óbitos no trânsito, os índices mostram que a maioria das vezes foi causada pela falha do condutor “, alertou o secretário.
Maio Amarelo
É um movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011.
A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. Também representa o semáfaro de atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.
Por Dandara Maria Barbosa/ Ascom