Com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a organização do Festival da Tradição Paraense no Tocantins, informa que encerra nesta sexta-feira, 06, a seleção de dançarinos para o projeto Festival da Tradição Paraense no Tocantins. O festival foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de emergência cultural do governo federal. O evento é idealizado pelo produtor cultural mestre tradicional conhecido como Neco (Francisco Vanderlir) da barraca de comidas típicas paraenses Ponto do Pará, localizada na Praça dos Girassóis. O processo de seleção dos dançarinos ocorre de 29 de abril a 06 de maio.
Segundo a organização do evento, o Festival está previsto para ser realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2021, de forma virtual, no Canal do Festival no Youtube, e de forma física com a opção (delivery) no Ponto do Pará, das 19h às 22h. Durante a programação, serão realizadas várias atrações artísticas, culinária paraense e a tradicional dança do carimbó. O Festival da Tradição Paraense no Tocantins tem como objetivo divulgar a culinária e a tradição cultural do Pará, com comidas típicas, dança (Carimbó) e música, além de oportunizar ao público uma festa tradicional promovendo o intercâmbio das tradições culturais do Brasil.
A grande atração do festival, além da dança e da música, serão as comidas típicas: arroz paraense, tacacá, vatapá, açaí, maniçoba, pirarucu, pato no tucupi, peixe frito com açaí, camarão empanado, unha de caranguejo, porção de charque, porção de camarão e os tradicionais sucos: cupuaçu, bacuri, graviola e murici.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o Festival da Tradição Paraense no Tocantins, reflete as riquezas culturais da região norte do país incorporadas na cultura local. “Palmas possui uma riqueza cultural diversificada, trazidas pelos imigrantes provenientes de várias partes do Brasil. Nesse sentido, o apoio do Governo do Tocantins ao projeto representa o reconhecimento e a contribuição dos Estados vizinhos na formação cultural da capital”, destacou o presidente.
Seleção
Para participar da seleção, será necessário se inscrever no endereço virtual: https://forms.gle/E4G6Fc9J27CFBZRX9 e enviar um vídeo de no máximo 10 minutos com a apresentação individual (fazer uploud no Youtube com a função não listado, enviar no e-mail: [email protected], e mais informações pelo Fone: (63) 98146-2648. Os seis candidatos selecionados serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 200,00 para cada participante, que irão se apresentar no do Festival da Tradição Paraense no Tocantins.
Carimbó
Carimbó é uma dança de origem africana que foi posteriormente incorporada à cultura indígena, como uma manifestação folclórica. Ela recebe esse nome por conta do principal instrumento responsável pela melodia, o tambor carimbó. A coreografia é caracterizada por ser feita em roda, com um casal central e os demais batendo palmas ao redor. O grande destaque está para a vestimenta das mulheres que utilizam saias longas e coloridas, enquanto o figurino dos homens é composto geralmente de calça branca e camisa colorida.
—
Assessoria de Comunicação
Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – Adetuc
(063) 32182537