logo

Condutores precisam ter habilitação para pilotar embarcações nos rios do Tocantins

Barcos, motos aquáticas e flutuantes também precisam ter registros junto à Marinha. Veja as dicas de segurança para os banhistas nessa temporada de praias.

Seja na direção de uma moto aquática, de uma lancha ou flutuante, quem pilota uma embarcação precisa estar habilitado. O registro do veículo junto a Marinha também é obrigatório e essencial para garantir a segurança principalmente nessa época de temporada de praia, quando o fluxo de banhistas aumenta nos rios do estado. O Tocantins tem quase 7,8 mil embarcações registradas.

“Em linhas gerais, existe o título de inscrição de embarcação para embarcações maiores e o título de inscrição de embarcação miúda para as menores. Esses título podem ser obtidos junto à Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins na sua área de jurisdição”, explicou o capitão de fragata dos Portos do Araguaia, comandante Alberto Ramos.

O condutor também deve ter habilitação. “A caderneta de inscrição e registro, que é o documento requerido para atuar profissionalmente como condutor, por exemplo, numa balsa dessas de transporte de passageiro de carga, tem que ter um profissional com esse tipo de documento e a carteira de habilitação de amador, que como o próprio nome já diz, deve ser utilizada para atividade não profissional. Dentro dessa carteira de habilitação de amador, existe algumas categorias, como por exemplo, uma específica que é a habilitação motonauta que é requerida para conduzir embarcações do tipo moto aquática”, explicou o comandante.

Nos flutuantes, muito usados nas praias de Palmas, são necessários também itens de segurança, como boias, coletes e extintor de incêndio.

“Nós temos as paradas no meio do lago, inclusive perto da ponte, esse é o momento que a gente recomenda que o pessoal pule da embarcação com o colete. No caso das boias, se a pessoa pular do barco propositalmente ou cair acidentalmente, jogamos a boia e a pessoa vai segurar na boia até o barco parar e a gente puxar essa pessoa através da boia”, explicou o empresário Fernando Macedo.

Com a segurança garantida, só resta curtir o passeio. Os flutuantes levam os banhistas para dar uma volta no lago de Palmas com paradas em paraísos, como a ilha do Canela.

“Sempre com segurança, sempre com colete até porque eu estou com criança, então tem que aproveitar com segurança”, disse a médica Lívia Ksyvickis, moradora de São Paulo, que está aproveitando as belezas naturais do estado.

Flutuantes precisam ter coletes, boias e extintores de incêndio — Foto: Reprodução/TV AnhangueraFlutuantes precisam ter coletes, boias e extintores de incêndio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Flutuantes precisam ter coletes, boias e extintores de incêndio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

–:–/–:–

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.