Imagens feitas no local mostram o público aglomerado e sem máscaras. A assessoria de imprensa dos cantores disse que respeitou o decreto de Porto Nacional e que todos os convidados e profissionais foram testados.
O Ministério Público do Tocantins informou nesta segunda-feira (12) que abriu uma investigação para apurar se houve violação de regras sanitárias para o combate ao coronavírus durante a gravação do novo DVD de Henrique e Juliano em Porto Nacional. A dupla sertaneja realizou o show na noite do último sábado (10).
Imagens feitas no local mostram o público aglomerado e sem máscaras. A assessoria de imprensa dos cantores disse que respeitou o decreto de Porto Nacional e que todos os convidados e profissionais foram testados. Disse ainda que “o local estava sinalizado indicando distanciamento e avisos de uso de máscara, além de quantidade suficiente de álcool em gel para atender a demanda dos presentes”. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem
A gravação foi na fazenda Terra Prometida, na zona rural da cidade, onde a família mora. A apuração do caso está sob responsabilidade da 7ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/h/s/kJJe2DQLWFqToPiOOpnA/captura-de-tela-2021-07-11-as-15.50.48.jpg)
Henrique e Juliano reunem multidão durante gravação de DVD — Foto: Reprodução
O promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto salienta a evidente aglomeração de pessoas no local e considera que, independentemente de ter havido autorização da prefeitura, as condições do show caracterizam violação de regras sanitárias. “Há um esforço hercúleo dos poderes públicos e da sociedade civil para diminuir as consequências da Covid-19 e não é razoável supor que fiquem impunes pessoas que supostamente colocam em risco a saúde pública, mormente quando a motivação é o mero interesse econômico”.
No fim de semana, a prefeitura de Porto Nacional tinha informado que a gravação do DVD da dupla Henrique e Juliano foi realizada com base no último decreto geral, publicado na quinta-feira (9), conforme disposto no artigo 19: “fica permitida a realização de gravações artísticas em geral, bem como lives, como forma de fomentar a categoria diante da pandemia da Covid-19, desde que seja respeitado o protocolo sanitário”.
O município foi oficiado pelo MP e deverá responder se houve concessão de alvará ou de qualquer outra espécie de autorização para a realização do evento. A promotoria também questiona, em caso positivo, se houve algum estudo de viabilidade para a gravação.
Vídeos que circulam na internet mostram várias pessoas próximas umas às outras, sem máscara, o que desrespeita protocolos sanitários.
As imagens repercutiram. No Twitter, uma internauta do Tocantins disse: “Eu não sei vocês, mas eu me senti mal só em olhar os stories das pessoas que foi a gravação do Henrique e Juliano. Não consigo mais ficar em ambiente tão lotado assim, resquícios da pandemia”.
“Henrique e Juliano estão agravando um DVD com público, promovendo aglomeração sem necessidade. Esqueceram da pandemia mesmo”, disse outro.
“Pelo amor e essa aglomeração para gravação de DVD de Henrique e Juliano? A noção e o mínimo de consideração as mais de meio milhão de vidas perdidas no Brasil passaram longe”, afirmou outra pessoa no Twitter.
O que diz a assessoria de Henrique e Juliano
Respeitando o decreto publicado em Porto Nacional, onde se permite apresentações artísticas e gravações de acordo com a capacidade do espaço físico, considerando que o local que a gravação ocorreu em espaço aberto.
Todos os convidados e profissionais foram testados. Alguns testes foram feitos na chegada, outros num convênio com laboratório local. A entrada só foi permitida perante a apresentação do resultado.
O local estava sinalizado indicando distanciamento e avisos de uso de máscara, além de quantidade suficiente de álcool em gel para atender a demanda dos presentes. Vale ressaltar que foi feita uma vistoria prévia pela vigilância sanitária.
Lembrando que Henrique e Juliano sempre respeitaram o momento em que o mundo vive. Estão isolados na fazenda desde o anúncio da pandemia e fizeram somente uma live.