Técnicos disseram avaliar a situação da pandemia em Mateiros como tranquila e por isso decidiram pela flexibilização. Agendamento segue restrito a agências de turismo e guias cadastrados.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra as atrações do Parque Estadual do Jalapão que estão em áreas públicas, decidiu aumentar a quantidade de visitas diárias permitidas nos atrativos do parque. O fluxo de turistas é controlado desde outubro de 2020, quando o Jalapão foi reaberto após meses fechado por causa da pandemia de Covid-19.
Para realizar a ampliação, os técnicos avaliaram o cenário da pandemia em Mateiros, município onde ficam a maioria das atrações sob a responsabilidade do Estado. “O cenário está tranquilo aqui em Mateiros, com baixo registro de novos casos e a população continua se cuidando e a Instrução Normativa orienta sobre as práticas que devem ser adotadas para visitação dos atrativos, fazendo com que o Jalapão possa voltar a ser visitado por quem deseja apreciar suas belezas”, disse a supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, Rejane Nunes.
Veja as novas limitações
- Dunas – 300 pessoas por dia
- Cachoeira da Velha – 300 pessoas por dia
- Prainha do rio Novo – 300 pessoas por dia
- Serra do Espírito Santo – 200 pessoas por dia
Outras atrações, como os fervedouros ou a cachoeira do Formiga, estão em áreas particulares e por isso o controle do fluxo é realizado pelos proprietários. Nas atrações públicas, só é permitida a entrada de turistas acompanhados por guias e agências cadastrados no Naturatins e apenas eles podem solicitar o agendamento. Cada guia pode levar no máxiomo 10 pessoas. O prazo mínimo para fazer os pedidos é de quatro dias de antecedência.