logo

Corpo de Bombeiros Militar dá início ao CHOA, com 45 alunos

Começou na manhã desta segunda-feira, 08, o Curso de Habilitação de Oficial da Administração (CHOA), ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. A duração é de cinco meses e contempla membros da própria corporação.

A aula inaugural teve a presença do coronel Carlos Eduardo Farias, comandante geral do CBMTO, e também do coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado Maior. O momento marcou a troca de luvas, substituindo as de subtenentes por Aluno-CHOA.

O coronel Farias levou uma palavra de ânimo e deu as boas-vindas à turma, destacando que o CHOA é de grande importância na continuidade de um processo dentro da carreira do militar na corporação.

“Existe também uma necessidade na Corporação de oficiais e esses alunos deixam o quadro de praças e ingressam no de oficiais da administração. Representa um ganho muito grande na vida de cada aluno e para a instituição que contará, dentro de cinco meses, com oficiais preparados para o serviço administrativo e para algumas demandas operacionais”, destacou o coronel Farias.

O comandante lembrou que “esta é a maior turma de alunos-CHOA na história do Corpo de Bombeiros Militar e é de muita importância esse momento para que possamos atender ainda melhor a sociedade”.

O conteúdo do curso foi preparado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da corporação e terá como professores, além de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, também profissionais civis convidados.

Com a nova habilitação, os militares poderão também nas atividades de apoio à gestão da corporação.

O major Nilton Rodrigues dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO, explica que até o início de janeiro, a turma terá aulas por meio de ensino à distância. Numa segunda etapa, entra o ensino presencial, e assim seguem até ao mês de abril.

“O curso em si tem foco na gestão de pessoas e com isso, os alunos serão preparados para serem comandantes ou subcomandantes de unidades, bem como estarão habilitados para atuar nos diversos setores administrativos da instituição”, relatou o major Nilton.

Os alunos do CHOA são todos subtenentes do Corpo de Bombeiros Militar, o que é um dos pré-requisitos para o ingresso na turma, além de terem que ser aprovados em processo seletivo. Parte dos alunos foi convocada, perfazendo um total de 45 militares.

Entre eles está o aluno-CHOA Rogério de Sousa, que afirmou ver no curso a realização de um sonho. “Aguardávamos ansiosos esse curso. Sou da turma de 2004, com 18 anos de corporação, e hoje a gente vê a realização de um sonho acontecendo”, afirmou. “A gente inicia o curso com bastante esperança”, concluiu.

Crédito: Tenente-Coronel Josselindo Cordeiro/Governo do Tocantins

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.