logo

Mais duas professoras da rede estadual vão para a fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa

As professoras Cleide Maria Lino, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, e Dinair Rocha de Sousa Teles, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, foram selecionadas para a fase final na categoria documentário da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Cleide participa da olimpíada com o texto O conhecimento além dos nossos limites e Dinair com a produção Escrevivência de uma professora. Nesta terça-feira, 9, terá início o último encontro das fases semifinais, com apresentações dos trabalhos do gênero poema. E está representando o Tocantins a professora Laudiléia Soares Barbosa Achure, da Escola Municipal Dr. César Belmiro, de Araguaína.

“Representar o nosso Estado, a nossa escola e a minha cidade é representar o nosso profissionalismo, e dizer que tudo que está acontecendo é fruto do nosso esforço, da nossa dedicação, empenho, disponibilidade e, acima de tudo, acreditar no nosso trabalho, na nossa capacidade e no potencial dos nossos alunos. Acreditamos que era possível, superamos desafios, nos adaptamos às intempéries causadas pela pandemia, conseguimos dar visibilidade as nossas ações, mostrar que somos capazes de ensinar de forma remota, que existe ensino e aprendizagem utilizando novos caminhos, novas metodologias e que devemos sempre ir além dos nossos limites em busca do conhecimento”, destacou a professora Cleide Maria.

O documentário O conhecimento além dos nossos limites foi produzido pelas estudantes Jéssica Alves Ferreira, 15 anos, Albeline Monteiro da Silva e Nêmila Saraiva da Silva, com a orientação da professora Cleide Maria.

Jéssica falou da satisfação de alcançar esse resultado. “É tão prazeroso poder dizer que o nosso trabalho foi selecionado entre tantas pessoas, chegar até aqui me fez acreditar no potencial que temos e nem mesmo sabíamos, me fez ter forças para ir além e descobrir o meu limite no conhecimento, para mostrar ao mundo que somos capazes. A olimpíada me proporcionou um saber consciente de que tem pessoas que torcem pelo nosso sucesso. Sou aluna da professora Cleide desde os meus 11 anos e, com ela, aprendi a ser determinada”, comentou.

A estudante Albeline também está vivendo esse momento especial em sua vida. “Venho de uma família simples, poucos tiveram a oportunidade de estudar. Por isso, me esforço cada vez mais para mudar esse cenário. E chegar à etapa final está sendo muito gratificante, pois nunca imaginamos que isso iria acontecer. Hoje estamos sentindo orgulho e muita alegria com o resultado do nosso trabalho”, contou.

A professora Dinair também falou de suas emoções depois de obter esses resultados. “Estar na fase final da olimpíada representa muito mais que uma realização pessoal e profissional, me motiva mais e mais a me dedicar ao trabalho em sala de aula. Representar a região norte e a escola é extremamente enriquecedor. Quase não acreditei quando vi meu nome na lista dos selecionados para a fase nacional. Gratidão a Deus e à equipe diretiva que sempre acreditou e apoiou nossos trabalhos”, esclareceu.

Isaías Tavares Bringel, estudante da 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Rezende de Almeida, falou da confiança que tem nos professores. “Esse resultado na olimpíada expressa que temos excelentes professores, que explicam o conteúdo com muita clareza, o que facilita o nosso aprendizado. Além dos conteúdos, os professores nos preparam para a vida, mostrando as coisas boas e ruins que podem impactar nossas vidas futuramente e nos ajudar a construir um futuro promissor”, falou o estudante Isaías.

Fase nacional

Agora, são seis professoras que estão representando o Tocantins na fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. Além de Cleide Maria e de Dinair, estão a professora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, que está participando na categoria Memórias literárias; a professora Rosana Ribeiro dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, de Taipas do Tocantins, na categoria Crônica, e as professoras Debora Ferreira da Silva, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, e Jheme Quezia Nunes de Abreu Rodrigues, do Colégio Agropecuário de Almas, que foram selecionadas para a etapa final na categoria Artigo de opinião.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na sua 7ª edição e é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com a o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Os encontros virtuais alusivos às etapas semifinais estão sendo realizados entre o período de 11 de outubro a 16 de novembro, com uma programação diversificada e atividades pedagógicas e culturais. A cerimônia de premiação nacional terá a data e forma divulgadas posteriormente.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.