logo

Idosos aprendem a confecção de bonecas em oficina do projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’

O projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins’ chegou até os idosos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira nesta quarta-feira, 15, em oficina ministrada pela escritora Irma Galhardo, em parceria com a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Participaram do evento, 15 idosos inscritos previamente.

Além da confecção de bonecas, a escritora também apresentou a arte da contação de histórias, por meio de obras literárias autorais que falam sobre personagens folclóricos regionais. Ela aproveitou o encontro para sortear alguns de seus livros e também doou outras obras para a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara.

A escritora afirma que já ministrou diversas oficinas durante o ano e tem prazer em trabalhar com a terceira idade. “Eu já realizei esse trabalho com pessoas da faixa etária antes e é sempre muito empolgante, é um público maravilhoso, eles são receptivos e, quando gostam, é de forma genuína”, disse a escritora.

Entre os participantes estava Irene Gonçalves da Silva, de 68 anos, que disse ter se sentido inspirada. “Eu gostei muito das histórias e me incentivou a continuar escrevendo. Faço poesias, músicas e textos no meu caderno mesmo, mas elas são diferentes, escrevo sobre a realidade da vida”, contou a idosa que, ao mostrar seus escritos, foi convidada para participar da ‘Roda Literária’, um projeto da FCP que também incentiva a escrita e a leitura.

“Achei maravilhoso, me senti criança de novo. Eu vou tentar fazer uma em casa, aprendi direitinho”, opiniou entusiasmada Danusia Martins, de 71 anos, outra participante da oficina de confecção de bonecas.

‘Caravanas de Lendas do Tocantins’

Com o objetivo de incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural tocantinense, por meio de leituras de livros, contação de histórias e oficinas variadas, o ‘Caravana de Lendas do Tocantins’ destaca-se por ser o maior projeto de incentivo à leitura do Estado, totalizando 41 edições em municípios distintos. O projeto foi patrocinado com recurso do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (PROMIC), da Fundação Cultural de Palmas, trazendo também em seu histórico o Prêmio Brasil Criativo 2016, concedido pelo Governo de São Paulo do extinto Ministério da Cultura (MinC); o Prêmio de Culturas Populares Selma do Coco 2018, do MinC; além de classificação do edital Amazônia Cultural 2013, do MinC; e edital de Patrocínio Cultural 2016, do Banco da Amazônia (Basa).

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.