Necessidade antiga do Corpo de Bombeiros Militar, a piscina semi olímpica está prestes a se tornar realidade. A Ordem de Serviço para a execução do projeto foi assinada nesta quarta-feira, 05, pelo coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral da corporação. Com isso, os trabalhos no canteiro devem ter início em cinco dias.
Esta será a primeira piscina a ser construída numa unidade do CBMTO, que, diante de uma necessidade, ainda usa a de parceiros. A execução será no atual endereço do Quartel do Comando Geral, onde estão também a sede do 1º Batalhão de Bombeiros e a Diretoria de Serviços Técnicos, na Quadra 403 Sul, em Palmas.
“É de uma importância extrema para a corporação, por se tratar de uma piscina própria da corporação. E é importante também pelo fato de, futuramente, já estar no espaço que ficará toda a estrutura da Academia de Formação e Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros Militar. Ela dará as condições para as instruções no meio aquático”, pontuou o coronel Farias.
O prazo para a conclusão da obra, segundo consta da Ordem de Serviço, é de seis meses, ou seja, julho deste ano. O projeto será executado pela Construtora MM Engenharia Eirele, e o valor é de R$ 726.420,33.
Farias relacionou a importância da construção da piscina com a aquisição de caminhão de combate a incêndio para os bombeiros militares, como equipamento imprescindível para a atividade fim. “A conquista da piscina é um passo gigantesco para a condição de formação dos militares”, assegurou.
Por se tratar de um projeto com medidas oficiais, a piscina terá 15 metros de largura por 25 metros de comprimento, com 1,70m de profundidade, 1,40m de nível de água e seis raias.
Obra do novo Quartel do Comando Geral Avança
A construção da nova sede do QCG avança e já está em torno de 42% pronta. Iniciada em março de 2021, a construção passa por reequilíbrio no orçamento e também no prazo de conclusão, tendo em vista as mudanças nos preços dos insumos provocados pela pandemia da Covid-19.
A construtora Design, que executa o projeto, já executa a terceira laje. Em seguida fará a cobertura e, na sequência, inicia a colocação da fachada envidraçada, um dos principais diferenciais do projeto arquitetônico.
A obra tem padrão elevado e moderno, já avaliado como um dos cartões de visita de Palmas, na Avenida JK. Os recursos são da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Governo do Tocantins.