logo

Alunos bombeiros do Curso de Formação de Praças do CBMTO encerram Semana Zero

Os 100 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, finalizaram neste sábado, 12, a “Semana Zero” e ainda participaram da clássica Noite de São Tomé – “Só acredito vendo”. As instruções ocorrem por meio da Academia de Formação de Bombeiros Militar (AFBM).

Durante a “Semana Zero”, os alunos puderam se habituar com as regras e as particularidades da profissão. As frentes de serviço foram apresentadas por diversos militares, possibilitando aos alunos terem as primeiras noções básicas dos serviços, e assim transpor essa fase tão importante para cada um, que é também o momento de decisão quanto a permanecer no curso.

O comandante da AFBM, major Rafael Cruvinel, recepcionou os alunos e, de forma ampla, destacou a importância dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar: “A nossa Instituição vêm liderando seguidamente o ranking de confiança do povo brasileiro, de acordo com as pesquisas IBOPE, dos últimos anos, e os senhores têm a missão de manter esse padrão de serviço oferecido para a nossa sociedade”, afirmou Cruvinel.

Dentro das atividades de rotina do Corpo de Bombeiros Militar, os alunos conheceram os comandos de Ordem Unida, os treinamentos e instruções, os campos de atuação de salvamento em altura, salvamento aquático, busca e salvamento terrestre, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, entre outros.

E ainda conheceram as instalações do Quartel do Comando Geral (QCG), o 1º Batalhão de Bombeiros (1º BBM), em Palmas, e a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), na Praia da Graciosa.

Para o aluno Figueiredo, tudo o que aconteceu nessa semana serviu como motivação no início da caminhada como bombeiro militar. “Uma experiência diferente, jamais vivida nem imaginada. A felicidade de poder estar aqui e imaginar que futuramente poderei estar contribuindo com as missões desta gloriosa instituição, e ajudando a sociedade, só me dá mais força para seguir vibrando a cada dia”, revelou.

As instruções também foram realizadas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Cidade da Polícia Civil e no 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, todos em Palmas.

Semana Zero

É a primeira semana dos cursos de formação. Nela, os alunos têm o primeiro contato com a vida militar, isso inclui a rotina nos quartéis, segurança dos bens e estruturas físicas, regimento interno, e tudo que envolve a disciplina e hierarquia para a realização das atividades de bombeiro militar, incluindo as atividades físicas diurnas e noturnas, bem como as primeiras instruções de ordem unida.

Crédito: Sargento Felipe Bitencourt/Governo do Tocantins

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.