As medições fazem parte da vida em sociedade. Inúmeros produtos são comercializados por volume, peso, metros – medidas fazem parte da rotina do dia a dia. Na compra de um pão na padaria, da comida por quilo no restaurante, nos dados numéricos da bomba de abastecimento de combustível, na velocidade permitida nas vias de trânsito, no consumo energético das mercadorias eletrodomésticas, nas etiquetas de peso dos produtos nas gôndolas do supermercado – em todas essas relações de consumo, a metrologia se faz presente.
A metrologia é uma ferramenta imprescindível para avaliar conformidade de produtos e processos; assegurar relações comerciais justas; promover a cidadania; garantir o reconhecimento nacional e internacional.
No Tocantins, é compromisso do governo estadual proteger o cidadão-consumidor e em estabelecer a concorrência justa entre as empresas por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins e que atua em conformidade com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo o órgão delegado oficial.
De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Rérison Castro a pasta “tem a atuação focada em harmonizar as relações de consumo e, por meio da competência metrológica, assegurar à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos pode ser visto como verdade, desde que tenha o Selo de Identificação e atenda aos regulamentos do Inmetro”, informa o presidente da AEM, Rérison Castro.
Quase onze mil ações em apenas três meses
O primeiro trimestre de 2022 encerrou com 10.978 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção.
Ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, aferição de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros foram serviços ofertados pela Metrologia Estadual à comunidade.
“Nosso trabalho fiscalizatório e educativo, visando a proteção e a orientação da sociedade nas relações de consumo. Temos, também, o compromisso em orientar a sociedade consumidora, provendo assim relações comerciais mais equitativas, especialmente do ponto de vista do conhecimento e do cumprimento das legislações que balizam os empreendimentos comerciais”, reforça o gestor da pasta.
Vale ressaltar que as ações da Agência de Metrologia são realizadas em conformidade ao Plano de Trabalho pactuado junto ao Inmetro.