Parque Linear da cidade está em construção desde 2017 e deve ter 35 km de extensão. Ideia é integrar quatro córregos no projeto.
O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial a lista com alguns dos terrenos que serão desapropriados para a construção do Parque Linear de Gurupi. A medida foi assinada por Mauro Carlesse (DEM) e apresenta as medidas e a localização exata de cada chácara afetada. O projeto do parque começou a ser erguido em 2017, mas ficou com as obras paradas por vários anos.
No documento, o governador justificou as desapropriações dizendo que o empreendimento “propiciará uma melhoria na qualidade de vida tanto da população local, quanto da população formada por visitantes e turistas e, ainda, contribuirá para uma nova visão turística e empresarial”.
A ideia do projeto é integrar os córregos Água franca, Pouso do Meio, Dois Irmãos e Mutuca através de um parque contínuo de 35 km de extensão. No local, haveriam atividades de lazer, cultura e pistas de caminhada e ciclismo.
As chácaras afetadas pelo decreto do governo ficam as margens do córrego Pouso do Meio e próximas da Avenida Goiás e da BR-153. Os proprietários deverão ser indenizados, mas as negociações vão ficar a cargo da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Infraestrutura.