O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros organizam a exposição de produtos agroextrativistas dos agricultores familiares de todas as regiões do Estado no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022). A feira com o tema “Integrar, intensificar para Preservar”, ocorre de 10 a 14 de maio no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
A exposição dos agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais e quilombolas deste ano na feira está focado no tema central “Bioioeconomia e Cerrado”, visando exploração sustentável e socioeconômica dos produtos naturais do cerrado tocantinense, possibilitando aos agroextrativistas a geração de emprego e renda.
Na programação constam também diversas atividades como as oficinas “Sabores do Cerrado”, palestras, painéis e debates direcionados a atender, expositores, visitantes e o público interessado em conhecer e saborear os produtos do cerrado como mangaba, murici, macaúba jatobá, buriti, baru, pequi, entre outros.
De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pela organização dos expositores, Francisca Marta Barbosa, no Pavilhão da Agricultura Familiar “está sendo programado uma série de atividades e debates de órgãos e instituições, nacional e internacional voltadas para incentivar os povos de comunidades rurais, e agricultores familiares no que se refere ao agroextrativismo sustentável no Tocantins”.
Novidade
Entre as novidades na Agrotins deste ano está a troca de sementes crioulas, a cantina das agroextrativistas e a participação do projeto Articulafito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que identificou e mapeou 26 cadeias de valor em plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias em todas as regiões do país.
Programação do Pavilhão da Agricultura Familiar
Dia 10/05 (terça-Feira) – 14h ás 16h50m – – Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos-Complexo de Ciências Agrárias – CCA/Unitins – Parque Agrotecnológico .
Oficina Sabores do Cerrado. Geleia de Jambu, pizza de massa de mandioca com jambu, galinha caipira com jambu. (Ana Alice – Irituia-PA)
Dia 11/05 (Quarta) – 15h ás 15h50m – Arena da Agricultura familiar – Pavilhão da Agricultura Familiar – Tema: Cadeias de Valor, Saúde e Desenvolvimento : Palestrantes: (Dra Joseane Costa – Articulafito – Fiocruz e Técnica MAPA, Daniella Vasconcelos – SAF/MAPA)
Dia 11/05(Quarta) – 14h ás 16h30m – Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos-Complexo de Ciências Agrárias – CCA/Unitins – Parque Agrotecnológico – Oficina Sabores do Cerrado – Frutos desidratados, Farinha de Jatobá e Café de Mangaba – Palestrantes: (Flávia Rodrigues); (Fanatura – Taquaruçu); (Zilmar Cunha – Marianópolis – TO); (Meninim do Jalapão – Mateiros-TO).
Dia 12/05 (quinta) – 9hh ás 10h50m – Auditório Beija Flor
Painel/debate: Bioeconomia e Cerrado: Oportunidades e Desafios.
(Secretário Jaime Café – SEAGRO-TO); (Bia Blay – Coordenadora da Feira Green Rio/Planeta Organic); (Benno Pokorny– Diretor da GIZ); (Dra Joseane Costa – Coordenadora Articulafito/Fiocruz); (Fabrício Santos – Coordenador Geral de Extrativismo SAF/MAPA).
Dia 12/05 (quinta) – 14h ás 14h50m – Auditório Jaburu
Palestra: Cadeias de Valor da Sociobiodiversidade – Palestrante: (Fragoso Júnior – Eng.Florestal / articulafito).
Dia 12/05 (quinta) – 15h ás 16h50m – Arena da Agricultura familiar – Pavilhão da Agricultura Familiar – (Mesa Redonda: Rede Agroextrativista do Tocantins).
Dia 12/05 (quinta) – 14h ás 16h50m– Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos-Complexo de Ciências Agrárias – CCA/Unitins – Centro Agrotecnológico – Oficina Sabores do Cerrado – Plantas alimentícias não convencionais –Pancs -Preparação de Alimento Saudável – Gerência de Segurança alimentar –SETAS´TO
Dia 13/05 (sexta)- 9h às 12h – Laboratório de Ciêcia e Tecnologia de Alimentos -Complexo de Ciências Agrárias – CCA/Unitins – Centro Agrotecnológico . Oficina Sabores do Cerrado – Práticas e saberes da gastronomia – (Chef Ednilson – Salvador-BA); (Ldejane – Caseara-TO).
Dia 13/05 (sexta)- 14h às 16h40m – Laboratório de Ciêcia e Tecnologia de Alimentos-Complexo de Ciências Agrárias – CCA/Unitins – Centro agrotecnológico. Oficina Sabores do Cerrado – Bolos, massas e recheios com cupuaçu, mangaba, goiaba – (Cupulate); (Chef Ednilson – Salvador-BA); (Ldejane – Caseara-TO).