Em cerimônia de homenagem a 27 personalidades por seus relevantes serviços prestados ao Tocantins, o deputado Vilmar (Solidariedade) indicou e entregou o título de cidadão tocantinense ao médico cardiologista Wallace Silva, durante sessão solene na Assembleia Legislativa, nesta manhã. O médico foi o mentor da criação do curso de Suporte Avançado de Vida na COVID-19 – SAVICOV. “Wallace é um profissional de saúde com serviços prestados ao estado, especialmente em um dos momentos em que o sistema de saúde mais precisou de respostas rápidas, como foi com o advento da pandemia”, comentou o parlamentar durante a entrega da honraria.
Honrado com o título, o médico estendeu a homenagem aos profissionais de saúde tocantinenses que perderam a vida em decorrência da covid-19.
SAVICOV
O curso, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Tocantins – CRM/TO, levou capacitação no manejo da COVID-19 em nível multiprofissional aos hospitais do estado, com estações teórico-práticas em manequins, auxiliando no ensino do manejo de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar-cerebral, ventilação mecânica, paramentação e desparamentação na COVID 19.
Pela qualidade do conteúdo, o curso foi gravado em uma plataforma on-line, dividido em 7 módulos, e disponibilizado de forma gratuita para mais de 4 mil médicos do Brasil, afim de se reduzir a mortalidade causada pela doença em todo território nacional, através da difusão de conhecimentos técnicos neste segmento.
O profissional
Wallace nasceu em Brasília – DF, tem 46 anos, é casado e pai de cinco filhos. Sua base de formação educacional ocorreu em Guaraí, cidade tocantinense onde sua família materna é uma das pioneiras.
É formado pela Universidade Gama Filho – UGF, Rio de Janeiro. Possui residência médica e especialização em cardiologia, além de outras especializações cognatas à área.
Profissional reconhecido por sua atuação, presta relevantes serviços à população Tocantinense deste 2011. Além disso, tem participação ativa na criação de novos padrões em atendimento de saúde, a exemplo da implantação da UCI – unidade de cuidados intensivos no HGP, e o programa de combate à sepse, o que posicionou o estado como referência no norte do Brasil no enfrentamento das infecções.
Com um extenso currículo que perpassa atividades ligadas à docência, gestão, associativismo, atuação pública e privada, publicação de obras nacionais e internacionais, Wallace é fundador da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Tocantins a da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, regional Tocantins. Também é membro fundador e coordenar de importantes frentes criadas para atender demandas específicas, como UTI e ala COVID de vários hospitais no Estado.
Texto: Cristiane Lima