logo

Seciju, Tribunal Eleitoral do Tocantins e Junta Militar viabilizam a emissão de título de eleitor e certificado de reservista para socioeducandos do Ceip de Gurupi

Assegurando o direito ao exercício pleno da cidadania aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e a Junta Militar de Gurupi, viabilizou, na última semana, a retirada de documentação para adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul).

No total, 17 adolescentes tiraram o título de eleitor e 13 o certificado de Reservista pela Junta Militar. A agente especialista socioeducativo – assistente social do Ceip que mobilizou o trabalho de ambas as Instituições nas dependências da Unidade, Luciola Barbosa de Moraes, fala sobre a preservação dos direitos sociais dos adolescentes. “A emissão da documentação para os adolescentes em cumprimento de medida, como o título de eleitor, é uma forma inclusiva e participativa que garante o direito ao voto, conscientizando sobre seus direitos e deveres e contribuindo, assim, para o exercício da cidadania”, justificou.

O servidor da Justiça Eleitoral, Carlos Eduardo, ratifica a importância de todos terem os documentos. “O principal fator é o exercício da cidadania pelos jovens que, ao saírem em busca de trabalho, por exemplo, estarão com a quitação eleitoral em dia”, reforçou.

Para um dos adolescentes de 19 anos que chegou no Ceip apenas com os documentos básicos de identificação, a retirada do título de eleitor e do documento de reservista possibilita a participação cívica. “Eu só tinha a identidade e o CPF antes de entrar aqui. Não tinha interesse em ter minha documentação e a equipe da Unidade me ajudou bastante para conseguir os outros. Agora, também posso participar da escolha da pessoa certa para administrar o nosso País”, comentou.

(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.