logo

Polícia Militar realiza solenidade de formatura dos alunos do curso de pesquisa em fontes abertas com ênfase em cibersegurança

Oficiais e praças da PMTO participaram da capacitação para auxiliar nas atividades de inteligência policial e segurança pública. Foram 150 (cento e cinquenta) horas aulas, realizadas durante 10 (dez) dias letivos e desenvolvido na modalidade presencial.

Foi realizada nesta quarta-feira (18), no Quartel do Comando Geral (QCG), a solenidade de formatura dos alunos do 1º Curso de Pesquisa em Fontes Abertas com Ênfase em Cibersegurança – 2022 da Polícia Militar do Tocantins. A cerimônia contou com homenagens e entrega dos certificados de conclusão do curso.

Com o total de 28 (vinte e oito) policiais militares formados, o treinamento contou com carga horária de 150 (cento e cinquenta) horas aulas, que foram distribuídas em 10 (dez) dias letivos e desenvolvidas na modalidade presencial.

O objetivo do curso foi capacitar oficiais e praças da PMTO que estão em atividade de inteligência policial e segurança pública, como analista em fontes abertas e cibersegurança, em assuntos afetos à segurança pública estadual em nível de execução, bem como produção e proteção de conhecimento e sua aplicação na assessoria e gestão operacional para manutenção da ordem pública.

O curso também visou focar nas ações de coleta e busca de dados para subsidiar o processo de produção de conhecimento, assessorando diretamente os chefes das seções de Inteligência nas unidades e indiretamente a ACI-PMTO e o Comando-Geral da corporação, sedimentar a pesquisa em fontes abertas como também uso do sistema operacional linux, dentre outros, para este fim e análise de redes, dados e técnicas em cibersegurança.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel  PM Julio Manoel da Silva Neto, parabenizou e demonstrou contentamento por mais um curso que os policiais militares estão concluindo. “Fico contente em ver todos esses militares preocupados em se capacitarem, isso mostra uma das nossas filosofias que é capacitar o que temos de melhor na PM. É muito importante ver oficiais e praças recebendo mais uma capacitação, principalmente um curso como este, que veio para fortalecer e melhorar a Instituição”, declara.

Para o Chefe da Agência Central de Inteligência (ACI) da PMTO, Tenente-Coronel Abner Alves Martins, o objetivo do curso foi alcançado, os policiais militares estão saindo com mais informações que vão agregar na PMTO. “ Esse curso foi apenas o início, com certeza que os formandos vão continuar na busca de mais capacitação e que todos os conhecimentos adquiridos durante esses dias de curso vão ser aplicados”, conta.

Presenças

Estiveram presentes no evento de formatura o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, o Chefe do Estado Maior, Coronel PM Wesley Borges Costa, o Subchefe do Estado-Maior, Coronel PM Marizon Mendes Marques, o Corregedor-Geral, Coronel PM Jerry Andriane de Araújo Godinho, Assessor Militar do Tribunal de Justiça do Tocantins, Coronel João Márcio Costa Miranda, o Comandante do Policiamento Especial (CPE), Coronel PM Sherlock Luís de Mesquita, a Diretora da Diretoria de Ensino, instrução e Pesquisa (DEIP), Coronel PM Wéllere Gomes Barbosa Silveira, Comandante da Academia de Polícia Tiradentes, Tenente-Coronel Autieres Bezerra Pimentel, Chefe da Agência Central de Inteligência da PMTO, Tenente-Coronel Abner Alves Martins, Diretora de Inteligência da Polícia Civil, Luciana Coelho Midlej, Chefe de Inteligência do Corpo de Bombeiros, Major Carlos roberto de Almeida, Delegado Supervisor de Contrainteligência da SSP/TO, Gustavo Toledo de Melo, Adjunto da Agência Central de Inteligência (ACI), Tenente-Coronel Isac da Silva Olveira.

Edição: Milene Ferreira de Sousa

Revisão Textual: Milene Ferreira de Sousa

Comandante-Geral da Polícia Militar, o Chefe do Estado Maior, o Subchefe do Estado-Maior e a diretora da DEIP, receberam homenagens durante a cerimônia. – Ademir dos Anjos file_download

keyboard_arrow_up

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.