O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceiros promovem nesta terça-feira, 31, a partir das 8h, Dia de Campo do Projeto ABC Corte. Voltado para técnicos, produtores e acadêmicos, o encontro tem como finalidade apresentar as ações e resultados produtivos da Fazenda Aracruz na intensificação de Pastagem.
A propriedade, próxima ao município de Arapoema (TO), é uma Unidade de Referência Tecnológica do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e será vitrine demonstrativa para os produtores que buscam aumentar sua produtividade e rentabilidade com a adoção de tecnologias sustentáveis na atividade da pecuária de corte.
“Nesse Dia de Campo estaremos evidenciando os resultados obtidos ao longo de três safras e também a parcial desta última safra. Vamos demonstrar todo incremento que o programa ABC vem trazendo dentro de uma propriedade de pecuária de corte, com todas as possibilidades que conseguimos de resultado social, ambiental e principalmente econômico, com a adoção dessa tecnologia, dessa metodologia. Será um momento muito interessante para estarmos discutindo e também de abrir as portas para mostrar esses resultados para outros produtores, que em alguns casos, ainda trabalham com metodologias arcaicas, com resultados dentro da média nacional. Vamos evidenciar toda a economia do fator terra que a metodologia proporciona, todos os benefícios secundários que a Intensificação gera dentro da propriedade, como preservação de outras áreas para outras categorias animais, enfim vai ser um encontro muito interessante, com a interação entre produtores e técnicos”, explicou o técnico.
Além da apresentação dos resultados, os visitantes receberão palestras sobre o Projeto ABC Corte, pela Embrapa; Controle de Invasoras para intensificação de pastagens e Suplementação estratégica para bovinos, ambas com a Agrominas Produtos Agropecuários.
São parceiros deste evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Embrapa; a Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), Agrominas, a Nutron e Probeef.
O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) foi criado em 2011 com o objetivo incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção e gerando renda sem comprometer o meio ambiente, viabilizando, assim, qualidade de vida para as próximas gerações.