logo

Adapec com apoio do Corpo de Bombeiros promove treinamento para equipe de captura de morcegos hematófagos

Mais segurança e conhecimento aos colaboradores, bem como melhorias no atendimento aos produtores rurais, são algumas das prioridades elencadas no treinamento para equipes de capturas de morcegos hematófagos oferecido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o apoio do Corpo de Bombeiros. A capacitação iniciou nesta quarta-feira, 17, com aulas teóricas na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO) e segue até sexta-feira, 19, intercalando aulas práticas na sede da corporação, em Palmas.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que a capacitação traz informações importantes sobre procedimentos de salvamento a quem necessita até que a ajuda chegue, amplia o conhecimento para evitar acidentes, além de preparar melhor as equipes para as ações de controle da raiva animal. “Temos priorizado as capacitações em todas as áreas para prestarmos um serviço de qualidade à sociedade em conjunto com as melhorias nas estruturas físicas e de pessoal que efetivamos”, ressaltou.

Os temas por parte do Corpo de Bombeiros estão sendo ministrados pelo Subtenente Fred Moreira Nascente e o Sargento Ilmar Lira Júnior, que avaliaram a importância do resultado do aprendizado para as equipes que manejam o morcego hematófago e os riscos que eles estão expostos, uma vez que o conhecimento acrescenta muito para evitar acidentes fatais por estarem na maioria das vezes em locais confinados.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Tocantins (PECRH), Raydleno Mateus Tavares, explica que o objetivo é capacitar os membros da captura que estão sempre em locais remotos, abrigos artificiais e naturais, de difícil acesso. “Os profissionais terão mais segurança, eficiência e melhor técnica no controle populacional dessa espécie de morcegos em relação aos abrigos, além de estarem preparados para realizar os primeiros socorros em caso de acidentes”, pontuou.

Na programação estão incluídos: Primeiros socorros e salvamento em matas, em ambientes fechados (cisternas e cavernas). Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em florestas, cisternas e cavernas. Prática de nós e amarrações, rapel e descidas em cisternas, entre outros.

Participaram também da abertura o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, e o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.