logo

Em Dianópolis, aula inaugural marca as atividades do programa TO No Enem 2022 visando o acesso dos alunos da rede estadual à universidade

Um dos grandes objetivos dos alunos que concluem o ensino médio, é o acesso às universidades, e é ao mesmo tempo, um dos maiores desafios a serem enfrentados. Dentro deste contexto, o Programa TO No Enem, que neste ano vem com a proposta de Recomposição das Aprendizagens, além de preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai trazer a temática comum dos vestibulares.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na manhã deste sábado, 20, o lançamento do To No Enem 2022 na aula Inaugural do programa na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis. As atividades do TO No Enem também acontecem nas outras 12 DREs.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou da aula inaugural da DRE de Dianópolis, que ocorreu no Auditório do Colégio João D’Abreu, com a participação de cerca de 400 estudantes das unidades de ensino da regional. O aulão foi ministrado pelos professores, Rogério Batista (História), Wellington Fraga (Biologia) e Maricela Rodrigues (Educação Física).
Com estudantes e professores reunidos, o secretário da Educação ressaltou que o TO No Enem deste ano será realizado não apenas nos municípios sede das DREs, mas para todas as escolas que tiverem interesse no programa. “Nosso objetivo é dar oportunidade e acesso ao melhor material de estudo a todos os alunos da rede estadual de ensino, condições iguais para todos, porque queremos que nossos alunos sejam aprovados no Enem e nos vestibulares que se inscreverem. O futuro de vocês depende de vocês, aproveitem os conteúdos disponíveis e com certeza teremos ótimos resultados”, garantiu Fábio Vaz.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, participou da aula inaugural do programa, na Regional de Tocantinópolis, região norte do Tocantins. Edinho Fernandes ressaltou a importância do To No Enem neste momento de transição, após os alunos ficarem afastados da escola durante os dois anos de pandemia. “A Secretaria da Educação também tem se preocupado em auxiliar os estudantes na recomposição das aprendizagens, na transição da pandemia da Covid-19. E o material do TO No Enem também será utilizado nas atividades em sala de aula, na programação regular das escolas”.
A diretora da DRE de Dianópolis, Edna de Jesus Vieira agradeceu a presença dos estudantes de vários muncipios que participaram do aulão. “Tivemos uma grande procura, foram mais de 400 inscrições para esta aula inaugural. Para o TO No Enem 2022 foi preparado um excelente material para dar condições iguais aos estudantes das grandes cidades”.
Para o professor de História do Colégio Coronel Abílio Roney, Rogério Batista, a região sudeste do Tocantins se transformou em um polo universitário, e o TO No Enem é uma oportunidade para os estudantes que não fazem, por não ter condições ou por outras razões, os cursinhos preparatórios, os pré-vestibulares. “Trabalhamos com os alunos um projeto de vida, por isso incentivamos a participação no Programa porque é uma porta que se abre, oferecendo oportunidades e novos caminhos”.
O público alvo do programa são os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3º segmento e estudantes que concluíram o Ensino Médio.
Aluno do segundo ano no Colégio João D’Abreu, de Dianópolis, Vitor Natalino Ferreira, 17 anos, disse que seu objetivo é passar no vestibular para o curso de Engenharia Megatrônica. “É minha paixão e vejo nos aulões do To no Enem uma oportunidade de adquirir mais conhecimento e também algumas dicas específicas para o exame que podem passar despercebidas durante as aulas. Enfim, é um reforço bem-vindo que vou aproveitar muito”, completou.
O sonho da estudante Janine Alves de Menezes, 18 anos, é ser enfermeira. Aluna do terceiro ano do Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, veio para Dianópolis com as amigas para participar da aula inaugural e a expectativa é de adquirir conhecimentos. “Já tenho os incentivos da escola e da minha família, a aula do programa é uma oportunidade de aprender mais para chegar ao meu objetivo”.
Já demandaram a realização das atividades do TO No Enem, 124 unidades de ensino, das 13 DREs. No Tocantins, mais de 37 mil alunos estão matriculados na rede estadual de ensino, destes, mais de 1.300 são da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis, que corresponde a 20 escolas em nove municípios: Almas, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Taguatinga e Taipas do Tocantins.
Sobre o programa
Será aberto, por meio do site da Seduc, um espaço para que os estudantes se inscrevam nos aulões que serão realizados nos municípios, predefinidos, aos sábados, para que as atividades regulares sigam normalmente.
Todas as unidades de ensino receberão suporte para realização das atividades referente ao Exame Nacional do Ensino Médio e aos vestibulares.
Outra novidade são os materiais impressos, que este ano, além dos materiais das quatro áreas do conhecimento, contará com um caderno específico de Redação e um caderno de Questões do Vestibular, que serão entregues aos estudantes do Ensino Médio em conformidade com consulta realizada pelas Diretorias Regionais de Educação.
Além dos aulões presenciais nos municípios, os estudantes também terão acesso às aulas no formato digital no canal da Seduc Tocantins no YouTube.
Os materiais também serão utilizados em salas de aula, integrando a proposta do Programa de Recomposição das Aprendizagens.
No processo de execução do TO No Enem também serão aplicados simulados das provas do Enem e de vestibulares, que ajudarão na preparação dos estudantes.
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.