Mais 67 moradores da região norte de Palmas, especialmente da quadra 405 Norte, foram certificados após concluírem o Curso de Agente Comunitário de Segurança (Cacs). A ação ocorreu na quarta e quinta-feira, 31 de agosto e 1 de setembro, na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva e foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), através da Diretoria de Polícia Comunitária.
De acordo com o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, o curso é uma etapa para que posteriormente seja constituído o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) daquela localidade. “Estamos muito contentes com o resultado, em perceber as pessoas engajadas e com desejo de contribuir para o fortalecimento da Segurança Pública. Este curso capacita e certifica os moradores para atuarem como agentes comunitários de segurança, como multiplicadores de informações, no que diz respeito à importância da participação social, através de reuniões periódicas junto a membros das forças de segurança”, informou o diretor.
No curso, os participantes puderam conhecer mais sobre o papel constitucional das forças de segurança através da fala de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agente de Trânsito e Polícia Federal. Também aprenderam sobre canais de comunicação com as forças de segurança, sites institucionais para registro de ocorrências, denúncias e informações sobre como criar uma rede comunitária de segurança.
O curso
O Cacs tem como objetivo aproximar as forças de segurança da população local e capacitar a comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo, por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).
O curso é gratuito, tem 6 horas-aula e qualquer pessoa da comunidade pode participar. Ao final, os concluintes recebem um certificado de participação emitido pela SSP-TO.