logo

Segurança Pública certifica mais 67 agentes comunitários de Segurança na região norte de Palmas

Mais 67 moradores da região norte de Palmas, especialmente da quadra 405 Norte, foram certificados após concluírem o Curso de Agente Comunitário de Segurança (Cacs). A ação ocorreu na quarta e quinta-feira, 31 de agosto e 1 de setembro, na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva e foi realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), através da Diretoria de Polícia Comunitária.

De acordo com o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, o  curso é uma etapa para que posteriormente seja constituído o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) daquela localidade. “Estamos muito contentes com o resultado, em perceber as pessoas engajadas e com desejo de contribuir para o fortalecimento da Segurança Pública. Este curso capacita e certifica os moradores para atuarem como agentes comunitários de segurança, como multiplicadores de informações, no que diz respeito à importância da participação social, através de reuniões periódicas junto a membros das forças de segurança”, informou o diretor.

No curso, os participantes puderam conhecer mais sobre o papel constitucional das forças de segurança através da fala de  representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agente de Trânsito e Polícia Federal. Também aprenderam sobre canais de comunicação com as forças de segurança, sites institucionais para registro de ocorrências, denúncias e  informações sobre como criar uma rede comunitária de segurança.

O curso

O Cacs tem como objetivo aproximar as forças de segurança da população local e capacitar a comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem-estar social, sobretudo, por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

O curso é gratuito, tem 6 horas-aula e qualquer pessoa da comunidade pode participar. Ao final, os concluintes recebem um certificado de participação emitido pela SSP-TO.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.