Como forma de despertar o interesse dos estudantes pela arte, a equipe do Colégio Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro, promoveu a terceira edição da oficina de pintura para os alunos das turmas do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e educação inclusiva.
O diretor Lourival Mendes de Souza explicou que a escola desenvolveu o projeto visando trabalhar a criatividade e contou com a parceria dos programas Educação em Família e Show Valorizando Talentos. A oficina foi ministrada pelo artista plástico Celso Batista. “A proposta teve o objetivo de melhorar a autoestima, fortalecer o vínculo do estudante com a escola, estimular a concentração, a coordenação motora e combater o estresse. Por meio das pinceladas, os estudantes recriaram paisagens campestres e urbanas, retrataram a fauna e a flora. E o mais importante foi observar as suas expressões, quando conseguiam concluir suas criações. Alguns dos alunos não imaginavam que teriam essas habilidades artísticas”, explicou Lourival.
Professor Maurício Pinheiro da Silva explicou que o projeto teve início na sala de aula, com os alunos pintando em folhas A4, desses trabalhos, foram selecionados as criações dos estudantes que demonstraram habilidades com as artes plásticas, para participarem da oficina. Trabalho realizado com os professores de artes. “Quando os estudantes começaram a pintar as telas, eles perceberam a diferença com os trabalhos realizados no papel e eles ficaram surpreendidos com o que conseguiram realizar. Eu fiquei feliz pelo apoio recebido dos alunos e da equipe diretiva”, comentou.
A estudante Raissa Sousa da Silva, 15 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, contou que gostou muito de participar dessa iniciativa. “Fiquei feliz por ter sido selecionada para participar da oficina, eu nem imaginava que tinha esse talento”, contou Raissa.
O estudante Heitor Araújo Resende, 10 anos, da turma do 5º ano do ensino fundamental, também comentou sobre o projeto. “Eu gostei de participar da oficina de pintura porque conheci outras pessoas que têm habilidades para as artes plásticas”, frisou o aluno.