Mais 35 discentes entre Policiais Civis, Militares, Penais e Bombeiros concluíram nesta quinta-feira, 20, o curso de formação continuada Integra PC-TO 2022, realizado em Dianópolis, pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins por meio da Escola Superior de Polícia (Espol).
O curso teve duração de três dias e abordou temas como: Inteligência emocional e autocuidado com a Psicóloga Leni Barbosa, Investigação criminal tecnológica com o delegado Luís Gonzaga da Silva Neto , Técnicas de abordagem em zona urbana e rural e a prática de Tiro Policial, ambos com os instrutores do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote). A aula prática foi realizada no Clube Caça, Tiro e Treinamento Tático de Dianópolis.
“Quero agradecer a Espol por ter nos dado a oportunidade de participar desse curso. Agradecer aos instrutores pela paciência e dedicação que tiveram com a gente, agradecer os alunos, uma turma muito bacana e entrosada, o que facilita o aprendizado”, ressaltou o policial militar, Cabo Adriano Saladini.
O agente da Polícia Civil, William Wilson de Carvalho, que atua na 14ª Central de Atendimento da PC de Dianópolis destacou a importância do curso. “Mais que integração das forças de segurança, a Espol promoveu um encontro de amigos, um encontro de pessoas e o aprimoramento dos policiais do Tocantins. O Integra PC é sucesso e deve ser levado para todas as regionais. Tivemos um momento para saúde mental, outro momento de aprendizado para solucionar crimes cibernéticos ou ligados à tecnologia das coisas, e também tivemos noções básicas de patrulhamento rural, tiro avançado, adentramento de casas e comércio para cumprimento de mandado de prisão ou até de busca e apreensão”, ressaltou.
“Essa integração que estamos vendo aqui vai refletir lá na ponta, diretamente no serviço prestado ao cidadão. Quanto mais integrada for a atuação das forças de segurança, mais condições teremos de promover segurança para toda a sociedade, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento”, destacou a superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda.
A diretora da Escola Superior de Polícia (Espol), Heloísa Godinho, complementou que a colaboração dos discentes é muito importante para o sucesso do curso. “A cada curso vamos aprimorando para oferecermos o melhor para todos os envolvidos e quero aqui agradecer a todos os policiais e demais membros das forças de segurança que se interessaram pelo curso e que deram a sua contribuição”, disse.
Integra PC
O Integra PC é um curso de aperfeiçoamento realizado na modalidade presencial e à distância, com aulas ministradas na Capital e nas cidades sedes das Delegacias Regionais da Polícia Civil. O objetivo é capacitar cerca de 550 profissionais que compõem as forças de segurança do Tocantins, até o final de 2022. A próxima edição do curso acontece na cidade de Gurupi, entre os dias 25 a 27 deste mês.
Próximas datas Integra PC
Gurupi – 25 a 27 de outubro;
Porto Nacional – 8 a 10 de novembro;
Araguaína – 21 a 23 de novembro.
Palmas – 7 a 9 de dezembro.