logo

Palestra realizada com estudantes promove discussões sobre os direitos e a saúde dos idosos

 

No mês em que se celebra o Dia do Idoso, um encontro de gerações mesclou a experiência com a juventude. Os estudantes da Escola Estadual Novo Horizonte, em Palmas, tiveram a oportunidade de dialogar sobre os direitos e a saúde dos idosos. A ação foi realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), Secretaria da Educação (Seduc) e a Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A programação contou com a participação dos membros do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Novo Horizonte, que tomarão posse oficialmente no dia 1° de novembro. O gerente de Mobilização e Articulação da Seju, Fernando Mota, destaca a importância de se estabelecer uma relação entre essas gerações. “A maioria dos alunos tem idosos dentro de casa, seja avó, avô, ou até mesmo os pais que estão inseridos nessa faixa etária e o Grêmio Estudantil está presente em todos os segmentos, até porque a política de juventude é transversal e nada melhor que compartilhar e socializar essas experiências entre jovens e idosos”, explicou.

A programação também contou com a participação dos estudantes da Universidade da Maturidade (UMA). A palestra sobre os direitos e a saúde dos idosos foi ministrada pelo doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde, Luiz Sinésio Neto. De acordo com o especialista, o objetivo foi discutir e trazer reflexões sobre o processo de envelhecimento humano e como a fase da vida acima dos 60 anos pode ser vivida com alegria. “Demos dicas de como envelhecer com saúde, trouxemos depoimentos de quatro acadêmicos da Universidade da Maturidade, que deram os testemunhos deles de como a UMA pode modificar a vida deles através da educação transformadora e da qualidade de vida”, explicou.

Também estiveram presentes na ação, o orientador Educacional e Articulador Estadual do Grêmio Estudantil da Seduc, Júlio César da Rocha; o secretário Geral da Seju, Matheus França; o assessor de Políticas Públicas de Juventude da Seju, João Vitor Brasil; e o assessor da Seju, Breno Coelho.

Trocas de experiências 

A interação foi possível graças a um simulador de envelhecimento, onde os alunos puderam sentir as modificações no corpo à medida que envelhecemos. “Essa experiência tem como objetivo fazer com que os alunos possam ver e se sentir na pele de um idoso frágil, além de gerar uma adaptação de respeito aos idosos. Em suma, essa é uma fase da vida que dá para ser vivida com alegria, dignidade, cidadania, qualidade de vida, além de trazer também a reflexão de que os idosos devem ser respeitados”, finalizou.

A troca de conhecimento entre jovens e os membros da Universidade da Maturidade resultará em um projeto ainda maior. A ideia dos estudantes do Grêmio Estudantil é conhecer de perto as ações desenvolvidas pela UMA. A estudante Evely Vitória é representante de turma e segundo a estudante, foi importante conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade da Maturidade. “Lá é o lugar onde eles criam voz e vida, aprendem a buscar uma vida mais saudável, mais divertida. Esse projeto é muito bacana, afinal no futuro também seremos idosos”, destacou.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.