O Balé Popular do Tocantins encerrou nesse domingo, 11, com a noite de gala, a temporada 2022, que teve como tema “Disco 80”, em referência ao estilo musical disco, da década de 80, com coreografias que incluem ballet clássico, jazz, danças urbanas e dança contemporânea. As apresentações deste final de semana foram realizadas no Teatro Sesc, em Palmas.
A noite de gala fechou a temporada 2022 que teve ao todo 14 apresentações, todas lotadas, que fizeram o público reviver clássicos musicais, propagandas de TV e filmes dos anos 80, considerada pelos historiadores como a década da liberdade e década perdida.
Nostálgico, surpreendente e maravilhoso foi como a pedagoga Fabiana Cristina Rosanova descreveu a noite de gala da companhia de dança. “Eu me senti como se estivesse realmente nos anos 80, as músicas, as roupas coloridas e o brilho me fizeram reviver uma parte muito importante da minha vida. Parabéns a todos os professores, bailarinos e ao Governo do Tocantins por incentivar projetos como esse”.
A bailarina Eduarda Marto, do polo da Escola Estadual Professora Elizangela Glória Cardoso, conta que chegar até as apresentações foi um processo longo e de muito trabalho, mas muito gratificante. “São muitas emoções, é um misto de felicidade, gratidão e superação por ter conseguido fazer um lindo espetáculo, e ver o público vibrando e aplaudindo é um combustível para continuarmos levando alegria por meio da dança”, ressaltou.
Atuando na companhia de dança há dois anos, o professor Emersom Magalhães, do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso ressalta o impacto do Balé Popular na vida dos estudantes. “O ensino do balé clássico para os estudantes traz disciplina, conhecimento pessoal, respeito ao próximo e conhecimento do seu potencial. Nessa temporada os alunos estavam mais sedentos, e sem as restrições impostas pela pandemia da covid-19, pudemos sonhar mais, inovar e como na era disco 80, foi uma explosão de liberdade”, disse.
Balé Popular do Tocantins
Em 2023, o projeto que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que tem como objetivo fomentar a arte da dança, oferecendo aulas e apresentações artísticas de qualidade, enriquecendo assim o cenário cultural tocantinense completa 10 anos. Por meio da companhia o Governo do Tocantins busca proporcionar a inclusão por meio da dança, reconhecendo e descobrindo novos talentos por meio da vivência artística.
Doações
Os ingressos das apresentações foram trocados por alimentos que serão doados para instituições selecionadas pelo Mesa Brasil, parceiro do Balé Popular e que é uma rede nacional de bancos de alimentos atuante na luta contra a fome e o desperdício. O programa atende, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social e entidades sociais cadastradas.
Fotos Marcio Vieira /Governo do Tocantins