A 14ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), chegou ao fim nesta segunda-feira, 12, com apresentações de oratória e poesia. Durante quatro dias, estudantes da rede pública municipal e estadual da Capital se revezaram no palco do auditório da ETI Padre Josimo Tavares, em mais de 200 apresentações culturais e artísticas de dança, música, banda ou fanfarra, teatro, poesia, oratória e artes visuais.
Foram dias de muita emoção para todos os envolvidos no festival. O espetáculo foi protagonizado pelos alunos/artistas que mostraram no palco uma desenvoltura impressionante, tudo acompanhado de perto por professores/orientadores atentos. Todos os alunos estavam comprometidos e empenhados em apresentar as melhores performances.
A superintende de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice Moura, enalteceu o evento e falou da sensação de dever cumprido. “Cada apresentação foi a mais pura expressão da dedicação dos alunos, professores, supervisores e diretores. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos que contribuíram de forma significativa para o sucesso do festival, comprovando que a rede municipal busca fazer o melhor pelos alunos e por uma educação diferenciada”.
Oratória e Poesia
As performances de poesia e oratória foram avaliadas pela comissão de jurados composta pelo escritor Felipe Milhomem, a doutora e mestre em ensino de língua e literatura, escritora e autora de livros Gislene Camargos, a escritora, poetisa e contadora de histórias Cleude Guedes e a produtora cultural Graziela Cortez.
O tema do festival que abordou o ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’ esteve presente nas diversas apresentações de poesia e oratória executadas pelas crianças e adolescentes na manhã desta segunda, 12.
Rafael Mendes Cavalcante, aluno da Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho conquistou o primeiro lugar da modalidade Oratória, categoria infantil com o texto ‘200 anos de Independência do Brasil’. O pequeno de apenas 9 anos conquistou os jurados com sua oratória e facilidade de falar em público. Ele conta que construiu o texto com a ajuda da professora e que gostou de se apresentar no festival. “Primeiro apresentei esse texto na escola, depois fizemos alguns ajustes nele para ser apresentado aqui”, disse destacando que gostou de estar no palco e que tinha se saído bem.
Com o texto autoral ‘O papel da mulher na ciência e na história do Brasil’, Laís dos Santos, 15 anos, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, foi a vencedora de Oratória da categoria juvenil. A adolescente disse que teve a intenção de mostrar como a mulher é desvalorizada até hoje. “Em minhas pesquisas sobre o tema do festival, percebi que as mulheres não são muito citadas, mesmo sendo maioria em todos os locais, as mulheres ainda são desvalorizadas, principalmente as mulheres negras”, afirmou, ressaltando que é grata em estudar numa escola que incentiva a pesquisa.
Premiação Artes Visuais
O último dia do Faes 2022 foi reservado também para a premiação dos trabalhos da modalidade de Artes Visuais. A mostra artística de estudantes palmenses inscritos no Faes, formada por obras de desenho, pintura, escultura, colagem e fotografia continua aberta à visitação pública na Galeria Nila, do Espaço Cultural, até o final de janeiro de 2023.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus, medalhas e certificado de participação.
Os vencedores das modalidades de Oratória, Poesia, Artes Visuais e Audiovisual podem ser conferidos aqui.
Texto: Redação Semed
Edição: Deni Rocha/Secom