A diretora Maria Nazaré Macena Rodrigues, a professora de Ciências, Juliana Kern e as estudantes Amanda Antoni e Maysa Gomes, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, estão em Recife, Pernambuco, participando da 25ª edição do Ciência Jovem. A equipe da escola apresentou o projeto Enquanto houver sol, uma ação realizada com o objetivo de alertar os jovens sobre a necessidade da prevenção do suicídio.
O Ciência Jovem é uma das mais antigas feiras de ciências do Brasil e está sendo realizada no Shopping RioMar, em Recife. Neste ano, foram expostos 300 projetos de estudantes de todos os estados brasileiros, como também da Colônia, México, Porto Rico e Paraguai.
A feira de ciências recebe projetos desenvolvidos por estudantes da educação infantil até o ensino médio, com ênfase para as atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico.
O Tocantins está sendo representado pela equipe do CEM Tiradentes. O projeto Enquanto houver sol foi realizado pela unidade escolar com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a questão de saúde mental dos jovens. Entre as ações realizadas, foi elaborado um questionário para se conhecer como está o estado emocional dos estudantes. O diagnóstico foi realizado em nove das 29 turmas existentes e proporcionou que a escola, elaborasse ações preventivas que atendam às necessidades dos estudantes.
“Ser escolhida para representar o nosso Estado com o projeto é uma alegria imensa, pois fortalece e estreita laços de ensino e de aprendizagem. É também uma forma de mostrar aos alunos que é necessário acreditarem no seu potencial. Somos vitoriosos por estarmos aqui. A troca de experiências é a nossa maior recompensa”, comentou a professora Juliana.
“Nosso projeto é de grande importância para a vida das pessoas, pois queremos motivá-las e dizer que vale a pena viver, e a melhor solução é falar, enquanto houver sol haverá esperança”, frisou a estudante Maysa Gomes.
Fotos: divulgação
Sugestão de legendas
Foto 1 – Equipe do CEM Tiradentes monta estande na 25ª edição do Ciência Jovem
Foto 2 – Estudantes apresentam projeto de prevenção ao suicídio