Após superar as consequências do período da pandemia e efetivar o retorno das atividades presenciais nas unidades da rede municipal, o ano letivo de 2022 se destacou pelos investimentos realizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), na construção de novas unidades de ensino e sobretudo na manutenção da estrutura já existente.
Três Centros de Educação Infantil (Cmeis) estão sendo construídos com recursos na ordem de R$ 6.961.369,05. Mundo Feliz, na Arse 111, Juscéia Garbelini, no setor Santo Amaro e Cachinhos Dourados, na Arse 142. Mas são as reformas e ampliações nas unidades já em atividade, que objetivam manter a estrutura e a qualidade das instalações diante do permanente aumento da demanda, que representam a maior parte dos investimentos.
No total, foram 84 frentes de trabalho em escolas e Cmeis abrangendo desde ampliação e construção de novas salas à instalação de sistemas de energia solar e perfuração de poços. As reformas abrangeram quadras poliesportivas, banheiros, cozinhas, caixas d’água, telhados, calhas, sistemas de drenagem pluvial e pisos, além da implantação de passarelas e sistemas de combate a incêndio. Também foram realizadas pinturas, substituição de sistemas elétricos, construção de abrigos de gás, revitalização do paisagismo e construção de espaços para atividades extraclasse. Nestas obras, foram investidos R$ 13.330.457,12.
Ampliação da oferta de vagas
Os investimentos em reformas e construção de novas unidades têm como objetivo manter a oferta de vagas que garantam às crianças o acesso ao estudo. Em 2022, o número de vagas disponibilizadas pela rede municipal foi maior que o número de matrículas efetivadas na Educação Infantil (13.670 vagas e 12.616 matrículas efetivadas) e no Ensino Fundamental (32.636 vagas e 30.321 matrículas efetivadas). Do total geral de 43.462 matrículas, 12.111 foram em 19 unidades de tempo integral.
A situação deve se repetir em 2023. Com a disponibilização de 4.770 novas vagas para creches, subiu para 7.352 o total de vagas para estudantes novatos. As 1.801 novas vagas para a pré-escola perfazem um total de 8.309. As 492 novas vagas das séries iniciais e as 342 das séries finais totalizam 7.405 vagas em todas as etapas de ensino fundamental, além das rematrículas.
Formações continuadas
A qualidade do ensino não se mantém apenas com investimentos em infraestrutura. Profissionais qualificados são essenciais ao trabalho com alunos de todas as fases, fato que motivou a Semed a atender todos os segmentos presentes nas unidades educacionais, desde professores a gestores, supervisores, orientadores, vigias, secretários, coordenadores financeiros, merendeiras e técnicos em geral.
Eventos de formação como Ciclo Formativo de Matemática, Conferência Municipal de Educação, Por dentro da Alimentação Escolar, Formação de Cuidadores Educacionais na Prática, Mesa Alfabetizadora, Formação e Treinamento de Orientadores Educacionais, Programa Dinheiro Direto na Escola e suas Ações Integradas, Políticas Públicas de Transporte Escolar, Oficinas de Planejamento da Aprendizagem para professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, Formação em Arquivologia e Educação Especial, entre outros temas de sensível importância, qualificaram 7.953 servidores da pasta durante o ano letivo.
Faes e Fecit
Após dois anos sem a realização de grandes eventos presenciais, 2022 foi marcado pelo retorno da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, a Fecit, maior feira de educação da região Norte do País que é realizada desde 2014 e já faz parte do calendário oficial do Município.
A 7ª edição da feira, realizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues entre os dias 9 e 11 de novembro, trouxe como tema o ‘Bicentenário da Independência’ e teve a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino nas etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), Graduação e Pós-Graduação. No total, foram 43.163 alunos e 2.254 professores atendidos com as ações, com a participação de aproximadamente 85 mil visitantes durante os três dias do evento.
O Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), é realizado anualmente com o objetivo de revelar talentos artísticos de alunos e professores de Palmas, enfatizando a criatividade e valorizando a arte e a cultura regional. Plataforma ideal para a expressão cultural de variadas linguagens. A 14ª edição do Faes 2022 foi a maior edição em número de participantes e contou com as mais elaboradas apresentações desde sua criação. Estudantes de 62 escolas municipais e quatro colégios estaduais atraíram 1.400 espectadores nos quatro dias do evento, com suas performances em música, dança, artes visuais, literatura e teatro.
Educação Alimentar
Contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis por parte dos educandos da rede de ensino municipal. Com esse objetivo, foi realizada em 2022 a 2º edição do projeto ‘Descasque Mais e Desembale Menos’. Por meio de palestras sobre alimentação saudável segundo os conceitos do Ministério da Saúde e premiações às unidades educacionais que mais se empenhassem na realização das ações de educação alimentar, o projeto alcançou a mobilização de 50 escolas, cujas ações foram acompanhadas e avaliadas pela equipe de nutricionistas por meio de relatórios enviados mensalmente. A primeira edição realizada em 2021 teve a participação de 16 unidades.
Saúde do Educador
Com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais agradável e convidativo, estimulando o engajamento dos alunos na busca pelo conhecimento, a Semed implementou o projeto Saúde do Servidor e realizou ações para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida no trabalho, buscando alinhar as necessidades e o bem-estar dos profissionais da educação à missão institucional da pasta.
Por meio deste projeto, foi montado um estande na Fecit com o objetivo de promover a conscientização de servidores e participantes acerca dos cuidados com a própria saúde, realizar momentos de relaxamento, ginástica laboral e automassagem, além de divulgar o próprio Saúde do Educador.
Durante o ano letivo, também foram realizadas a Caravana da Saúde do Servidor, a Gincana do Servidor Público e a Gincana Solidária da Saúde do Servidor, a primeira Feira do Exercício, o projeto Viva Bem na Hidro, a formação Impactos das Memórias na saúde do Educador, a I Jornada de Saúde Emocional para Educadores, Supervisores e Orientadores e a palestra de abertura do Profuncionário 2022, atingindo percentual significativo do quadro docente e demais trabalhadores das unidades de ensino e da sede da Semed.
Projeto Germinar
O projeto que fomenta as atividades produtivas nas escolas divulga a educação alimentar mediante orientação didático-pedagógica, além de promover a saúde da comunidade escolar por meio da alimentação saudável e de baixo custo. Permeando as interfaces econômica, educacional, cultural e alimentar da escola, o projeto também mantém roças em diversas unidades, que se tornam laboratórios vivos para diferentes atividades didáticas.
Em 2022, a ETI Eurídice Ferreira de Melo e as escolas municipais Henrique Talone Pinheiro, Beatriz Rodrigues da Silva e Francisca Brandão obtiveram duas safras de milho no primeiro semestre do ano, além da manutenção das hortas. No Cmei Pequeninos do Cerrado, foi desenvolvido o projeto Morangolândia, com experimentos da cultura do morango.
O plantio de abacaxi nas unidades Daniel Batista e Lúcia Sales Pereira Ramos aconteceu no segundo semestre, juntamente com a finalização parcial da Mini Granja Germinar localizada na ETI Aprígio Thomas de Matos, onde foi feita uma primeira experiência com 100 aves de corte. Para finalizar o ano, foi realizado o plantio de milho em larga escala em quatro unidades educacionais. A colheita será no retorno às aulas do ano de 2023.
Ideb
O Ministério da Educação (MEC) divulgou em setembro os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, e Palmas registrou um excelente desempenho, ficando em 1º lugar entre as capitais nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com nota 5,6; e em 2º nos iniciais (1º ao 5º ano), com 6,1 de avaliação. Esse resultado é fruto de muita dedicação, responsabilidade e parceria entre alunos, pais e servidores. A educação municipal de Palmas se consagra a cada dia como uma das melhores do País.
Abono salarial
A prefeita Cinthia Ribeiro concedeu abono salarial à educação. As escolas com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) receberam 100% da remuneração e os demais profissionais, 80%.
Texto: Redação Semed
Edição: Deni Rocha/Secom