O Governo do Tocantins moderniza os atendimentos e ocorrências prestados pela Polícia Militar do Estado (PMTO), com a distribuição de 120 kits Destacamentos aos 81 Comandos de Policiamento da Capital e do Interior (CPC e CPI). A entrega dos equipamentos foi feita nessa quinta-feira, 19, pelo governador Wanderlei Barbosa ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, durante a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças, na Praça dos Girassóis.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de fornecer instrumentos para que a Polícia Militar consiga executar seu trabalho de forma rápida, prática e assertiva. “O Governo do Tocantins visa estruturar o efetivo da Polícia Militar para que ela possa trabalhar da melhor forma possível, atendendo bem o cidadão, oferecendo um serviço ágil e de qualidade”, ressaltou.
O comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, explica que todas as ocorrências são totalmente digitalizadas e feitas on-line dentro de uma viatura.” De forma mobile eu consigo acompanhar a localização, a posição de todas as viaturas, em todos os lugares, seja no Bico do Papagaio, em Arraias, ou no sul do Estado. Com um tablet em mãos, eu sei onde a viatura está, quem são os policiais que estão nela, se estão empenhados em uma ocorrência ou não. Saberei ainda a natureza, qual o desfecho e até fotos daquela ocorrência em tempo real. Então é um sistema que coloca a Polícia Militar do Tocantins em um patamar elevado”, acrescenta.
O governador Wanderlei Barbosa também terá acesso à tecnologia. Durante a formatura do Curso de Formação de Praças, o Chefe do Poder Executivo recebeu o tablet, podendo assim acompanhar, em tempo real, o serviço policial em todo o Estado: quantas viaturas estão circulando, quantas ocorrências foram registradas, o número de efetivos na ativa, quais as ocorrências registradas, filtrando-as conforme sua gravidade.
Kit Destacamento
O Kit Destacamento é formado por uma viatura, um tablet ou smartphone, um computador desktop, uma impressora térmica e uma rádio portátil (HT), além de armas e coletes antibalísticos. Além dos 120 kits entregues neste primeiro momento, até o fim deste ano, mais 100 kits deverão ser destinados à corporação.
A distribuição dos kits e a inserção dos novos agentes formados nessa quinta-feira, 19, possibilitarão a reativação de 81 comandos, CPIs e CPCs, garantindo a digitalização do serviço operacional da Polícia Militar, que vem sendo implantado e executado pela corporação há quase dois anos. Atualmente, todos os registros são on-line, desde multas e boletins de acidente de trânsito até os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), sendo fornecida cópia ao cidadão. Todo o trâmite operacional é feito por meio de dispositivo, que funciona via internet móvel, PMTO Mobile, como consultas e registros das ligações de urgência, por meio do 190.
PMTO Mobile
O PMTO Mobile foi inspirado na expertise da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), mas adaptado à realidade tocantinense, buscando atender o cidadão com eficiência, rapidez e produtividade. Os inúmeros recursos disponíveis na plataforma são acessados por meio de um tablet em cada viatura, contendo um sistema completo e com tecnologia inovadora, qualificando ainda mais o atendimento junto à população.
O uso do PMTO Mobile diminuiu para cinco minutos o registro de autuação de trânsito; os boletins de ocorrência tiveram uma diminuição de 40% no tempo de lavratura. Outro benefício destacado pela PM é que, por meio desta tecnologia, os agentes têm acesso às câmaras dos municípios que são parceiros, fortalecendo o policiamento nos municípios.