logo

Governo do Tocantins assina Termo de Fomento que irá beneficiar 600 pequenos negócios em 12 municípios tocantinenses

Governo do Tocantins assina Termo de Fomento  do PICS que irá beneficiar 600 pequenos negócios em 12 municípios tocantinenses

Projeto conta com eixos estratégicos de inserção produtiva, jornada de negócios, valorização da gastronomia regional e cultura local, educação empreendedora para atividade turística, marketing do destino, turismo itinerante e acesso a serviços financeiros.
Graziela Duarte/Governo do Tocantins
Na manhã desta quarta-feira, 18, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima, juntamente com o Secretário da Cultura e Turismo (SECTUR), Hercy Filho, receberam representantes do Sebrae Tocantins e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (FECOMÉRCIO), para cerimônia de assinatura do aditivo do Termo de Fomento do projeto “Tocantins Mais Turismo”.
O Projeto Tocantins Mais Turismo foi contemplado no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), e está centrado no pilar de qualificação de mão de obra. Ele irá beneficiar 600 pequenos negócios em 12 municípios de quatro regiões turísticas: Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Praias e Lagos do Cantão e Ilha do Bananal. Com investimento na ordem de R$3 milhões, sendo 50% investido pelo Governo, através da Sics, e os outros 50%, pelo Sebrae, o objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Tocantins, através de qualificação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor, além de promover o marketing do destino, fortalecendo o trade e estimulando o empreendedorismo.
O diretor superintendente do Sebrae-TO, Rerison Antônio Castro, destacou as grandes potencialidades do Estado.
“O Tocantins tem um grande potencial, um povo batalhador, mas que precisa disso, das oportunidades, de aprender, de trabalhar e se desenvolver. Essa parceria será muito importante para os nossos atrativos turísticos, espero que esse seja o primeiro de muitos passos que nós vamos dar nessa longa e belíssima caminhada”, disse.
Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo (CETUR), Marcelo Perim, a integração entre as pastas é essencial para o desenvolvimento na criação de políticas públicas.
“É fundamental termos parcerias para desenvolver a atividade turística no Estado, essas capacitações são essenciais para o receptivo. Nosso turismo é relativamente novo, e já estamos avançando quando investimos em qualificação, assim conseguimos ter uma boa apresentação do nosso turismo”, pontuou.
Segundo, Hercy Ayres Filho (Sectur), promover a atividade turística de forma sustentável é primordial para manter o patrimônio natural do Estado.
“Nós temos os maiores atrativos do Brasil e precisamos preservar esses atrativos com um turismo sustentável. A qualificação que estamos propondo é focada nessa sustentabilidade, pois é nosso dever preservar esse patrimônio natural e belíssimo”, comentou o secretário.
Para Carlos Humberto Lima, reunir parceiros estratégicos como o Sebrae, Senac e Cetur é essencial para desenvolver de forma sustentável os pequenos negócios do trade turístico do Estado.
“O Governo do Estado tem a plena percepção, que cabe ao poder público dar o direcionamento em todos os processos e construir políticas públicas, mas são os empreendedores os agentes principais no processo de desenvolvimento socioeconômico, por isso o governo investe nesse projeto através do PICS, com o objetivo de prepará-los para que eles possam alcançar melhores resultados. Estamos convictos de que ao longo de dois anos, conseguiremos fazer uma mudança profunda no trade do nosso turismo”, finalizou o gestor da pasta.
Sobre o PICS
O PICS é uma Política de Estado do Governo do Tocantins, implantada por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) que possui transversalidade com entidades públicas e privadas, com foco no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. O programa conta com oito pilares estruturantes para atração de investimentos: infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito e planejamento estratégico.
Com as ações do Pics, o objetivo do Governo é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Tocantins, promover a geração de emprego e renda em todas as regiões econômicas do Estado com o consequente aumento da renda per capita, crescimento do PIB, aumento da arrecadação e a descentralização da atividade econômica em 12 municípios.

 

Créditos da foto: Arthur Silva / Governo do Tocantins
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.