Em continuidade da agenda de viagens por países vizinhos da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (25/1) em Montevidéu, no Uruguai. Lula se reunirá com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou e receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do meio ambiente entregue pela Intendência da cidade. A previsão é de que ele também se encontre com o amigo e ex-presidente Pepe Mujica.
Na comitiva internacional, acompanham o chefe do Executivo brasileiro o chanceler Mauro Vieira; os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; além do assessor especial da Presidência, embaixador Celso Amorim, e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
A previsão é de que Lula visite a residência oficial do presidente Lacalle Pou, em Suárez e Reyes. Após a reunião, será feita uma declaração conjunta à imprensa. Lula também deverá receber a medalha “Más Verde”, em reconhecimento aos esforços feitos pelo presidente Lula em defesa do meio ambiente.
Após a entrega do prêmio, Lula deverá visitar a chácara do ex-presidente Mujica. Ao final da agenda, o presidente retorna ao Brasil.
Lula está na Argentina desde domingo (22). Ontem, ele se reuniu com o presidente argentino Alberto Fernández. Hoje, ele participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires.