A Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), iniciou em 2023 atendendo aproximadamente 2.600 mil pessoas em janeiro. A instituição oferece hospedagem e alimentação para pessoas do interior e outros estados, que utilizam os serviços dos hospitais públicos estaduais de Palmas.
Em 2022 foram realizados 19.130 atendimentos.
A instituição recebe aprovação do público alvo pelos serviços ofertados, como mostram os depoimentos que seguem: “O acolhimento na Casa de Apoio é um grande exemplo de empatia. Sou grata pela existência desse lugar, que muito tem me ajudado em um momento pontual da minha vida”, afirmou Jockebed Rodrigues, hóspede na instituição. “A direção, a equipe, todos estão de parabéns”.
Também beneficiada com os serviços prestados na Casa de Apoio, Domingas Leandro de Souza Rodrigues, de Alvorada (TO), afirma que seria muito complicado se não tivesse a Casa de Apoio “Nos acolhe, oferecendo conforto e alimentação de excelente qualidade. A equipe é muito boa e aqui podemos fazer o tratamento de saúde completo”.
“A gente vem de longe e encontra aqui um lugar acolhedor para ficar e concluir o tratamento de saúde. O atendimento é muito bom, temos refeições e apoio para realizar exames, além de outros serviços ofertados” elogiou Valdirene Caetano, da cidade de Confresa em Mato Grosso.
“O acolhimento na Casa é muito bom, eu também só tenho a agradecer”, afirmou Jandira Fontana, que mora no Pará e está em tratamento em Palmas.
A gerente da instituição, Elisangela Sardinha, destaca que a equipe é especializada, consciente da situação de vulnerabilidade pela qual passam os beneficiários do serviço, disponibilizado pelo Governo do Tocantins, e que a instituição prima pela qualidade no acolhimento dos hóspedes. “Temos conhecimento da situação, sabemos que estão passando por momentos difíceis, longe de suas cidades e do convívio diário com parentes e amigos, como também da dificuldade em arcar com despesas de hospedagem e alimentação”, afirmou. “Estamos cuidando de pessoas, vindo dos municípios tocantinenses e até de outros estados, que passam por triagem nos hospitais públicos estaduais de Palmas, que precisam dar continuidade em tratamentos da saúde. Atendendo a demanda dos hospitais, comprovada a vulnerabilidade social e tendo vaga na Casa, os que precisam ficam hospedados na instituição”, informa a gerente.
Como acessar o serviço
Os hóspedes são pacientes dos hospitais públicos de Palmas, Hospital Geral, Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil. A triagem e encaminhamento para hospedagem é realizada pelas assistentes sociais, nos hospitais citados.
Estrutura
A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.
Localização
A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.