O dia 20 de novembro comemora a luta e a resistência do povo negro no combate à escravidão e ao preconceito. Criado a partir da pressão de diversos movimentos sociais, a data cumpre um importante papel de resgatar uma história de luta, os exemplos de resistência contra a opressão e as tentativas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Reconhecendo essa data memorável que a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra com uma grande programação cultural.
As Taieiras de Monte do Carmo
Banda de Música Mestre Adelino, da Guarda Municipal
Everton dos Andes
Homenageados
O evento, que aconteceu ao pôr-do-sol na orla da cidade, reuniu várias manifestações artísticas e culturais, como danças, desfile de moda, roda de capoeira dirigida pelo Grupo Raízes, Congadas, Taieiras, Tambozeiros e os Caretas de Monte do Carmo. Teve música ao vivo com os cantores Everton dos Andes, o rapper Jarbas, a dupla Saulo e Raquel e o mestre Luiz Burugudu. O evento foi aberto pela Banda de Música Mestre Adelino, da Guarda Municipal.
A quarta-feira em Porto Nacional foi feriado municipal, instituído pela Lei do Município nº 1.963/2008, de autoria do vereador e atual presidente da Câmara, Chico Silva.
Comenda Zumbi dos Palmares
A Comenda Zumbi dos Palmares foi instituída pelo prefeito Joaquim Maia, em 16 de novembro de 2018, visando homenagear pessoas que tenham trabalhos desenvolvidos na cultura afro-brasileira – Tocantinense e Portuense – com foco na valorização e reconhecimento nos esforços e na luta de personalidades em benefício do cultivo e preservação da referida cultura.
O vice-prefeito Ronivon Maciel, representando o prefeito Joaquim Maia, entregou a primeira Comenda Zumbi dos Palmares ao presidente da Associação dos Artesãos de Porto Nacional, Antônio Luiz Ribeiro das Neves, o Tauru, pelos relevantes serviços prestados no Município e no estado do Tocantins. Ele esteve acompanhado do secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.
Antônio Luiz Ribeiro das Neves, o Tauru, recebendo a Comenda Zumbi dos Palmares
Outra personalidade condecorada com a comenda foi a professora Mestre Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marciléia Oliveira Bispo, que também é coordenadora da pós-graduação em Geografia no campus da UFT de Porto Nacional.
Professora Mestre Adjunta da UFT, Marciléia Oliveira Bispo
O mestre de Capoeira, Alcione Santana Rodrigues, o mestre Gamela, representante do Grupo Raízes de Capoeira também foi homenageado e recebeu a Comenda Zumbi dos Palmares.
Para o vice-prefeito Ronivon Maciel, a cultura afro-brasileira tem um importante papel, sobretudo no estado do Tocantins e em Porto Nacional, berço da cultura e símbolo da resistência em várias vertentes culturais.
“Reconhecemos que somos um só povo, que possui a mesma identidade e a mesma alma, porque alma não tem cor. Hoje, nas festividades que comemoram o Dia da Consciência Negra, temos a satisfação de valorizar e homenagear nossa cultura afro-brasileira tão bem representada em nossa cidade, que é símbolo da cultura e da resistência,” pontuou Maciel.
Vice-prefeito Ronivon Maciel
O secretário da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia, reiterou a importância da Comenda Zumbi dos Palmares, instituída pela Lei Municipal nº 2.428, de 16 de novembro de 2018, através do prefeito Joaquim Maia, reconhecendo os valores e as batalhas de personalidades, em benefício do cultivo e da preservação da cultura afro-brasileira.
“Valorizar é reconhecer homens e mulheres que sempre lutaram em favor da preservação da cultura afro-brasileira. Esse é um dos pontos altos da Comenda Zumbi dos Palmares, e isso se faz através das diversas manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras como a capoeira, as artes – em suas diversas expressões – as danças, a música e, sobretudo, na manutenção da cultura que permanece de geração em geração como um símbolo de resistência e da afirmação da nossa identidade,” afirmou Arnaldo Bahia.
Secretário Municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia
Congada
Beleza negra
Vice-prefeito Ronivon Maciel e as mulheres Taieiras
Texto: Umbelina Costa e Willian da Luz
Fotos: Rodrigo Alves
Secretaria Municipal da Comunicação
ResponderResponder a todosEncaminhar
|