logo

Em dia histórico para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Mônica assume o comando-geral da corporação

O Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi também a oportunidade para a celebração de uma nova conquista pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A data marca a chegada da primeira mulher ao Comando-Geral da corporação, e a cerimônia de passagem de comando se transformou em um símbolo para todas as bombeiras militares brasileiras.

 

A data teve algumas agendas e reuniu bombeiras militares de várias partes do Brasil nos eventos do CBMDF. O Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins contou com a representação da tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante de Gestão de Pessoas da corporação tocantinense.

 

A coronel Mônica de Mesquita Miranda, hoje com 48 anos de idade, ingressou no CBMDF quando tinha 18 anos. Já são três décadas de serviço. Neste dia 08 de Março, logo nas primeiras horas, ela recebeu centenas de convidadas para um café da manhã, no Clube do Bombeiro Militar, com solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

 

O grande momento, a Passagem de Comando, ocorreu às 19h, seguindo todos os ritos para este tipo de cerimônia. A nova comandante-geral assumiu o comando da corporação ainda no início de janeiro deste ano, mas escolheu para a Passagem de Comando, o Dia Internacional da Mulher.

 

Mônica de Mesquita é da primeira turma com inclusão de mulheres ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, onde os coronéis Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO, e Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior e subcomandante, fizeram o Curso de Formação de Oficiais (CFO), período em que a colega já atuava na Capital Federal.

 

Ao participar dos eventos a convite da comandante-geral, a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno revelou que as solenidades foram emocionantes e cheias de representatividade.

 

“Um momento verdadeiramente histórico, regado a muito orgulho e emoção. Receber a notícia de que a primeira mulher assumiu o Comando-Geral de um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil já foi motivo de muita comemoração, mas nada como estar aqui e participar, presencialmente, deste marco para as nossas corporações”, afirmou a tenente-coronel.

 

“Agradeço o convite da coronel Mônica para que as bombeiras militares viessem à solenidade. Agradeço ao coronel Farias pela confiança em me indicar para representar o comando neste evento. Desejamos sucesso e felicidade à Comandante-Geral do CBMDF, inspiração a todas as bombeiras militares do país”, concluiu a oficial.

Crédito: Divulgação/CBMDF

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.