logo

Brasília: debate sobre fortalecimento de políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher tem participação de bombeira militar do Tocantins

A 2º tenente Eliane Resende de Oliveira, bombeira militar do Tocantins, participa em Brasília, do I Encontro Nacional de Segurança Pública e o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A realização é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério das Mulheres.

 

Começou nesta terça-feira, 21, e termina hoje, quarta-feira, no Palácio da Justiça, com uma representante de cada estado da Federação, ligada ao Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Delegacias de Polícia e Perícias Criminais. Além de 17 representantes ligadas às Guardas Municipais, que também atuam no enfrentamento a violência doméstica contra a mulher no sistema SUSP.

 

Segundo a organização, o foco do debate é a abordagem das diversas perspectivas que perpassam o tema, visando o fortalecimento das políticas públicas, que são urgentes, ante aos indicadores de violência de gênero demonstrados por pesquisas.

A 2º tenente Eliane Resende é lotada na Secretaria Geral (SEGER), do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. E no evento no Distrito Federal, ela representa dezenas de bombeiras militares que atuam nos quadros do CBMTO.

Na programação, o Encontro conta com oficinas e painéis referentes ao combate à violência de gênero em âmbitos local e global, bem como a especialização dos agentes de segurança no atendimento às vítimas, os desafios para a integração neste atendimento e práticas de enfrentamento à violência.

O cronograma ainda prevê a composição de Câmaras Técnicas para a atualização das Diretrizes Nacionais do Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica; atualização da Norma Técnica das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM), da criação de Diretriz de Atendimento para os Corpos de Bombeiros Militares; e discussão  a respeito da implementação e padronização da Sala Pericial Lilás, espaços destinados às vítimas de violência física, psicológica e sexual.

Crédito: Divulgação

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.