A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nessa segunda-feira, 10, a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins 2023, na Arena Poliesportiva Getúlio Rabelo, em Colinas do Tocantins. Participaram do evento o secretário da Educação, Fábio Vaz, toda a comunidade escolar da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Colinas, autoridades locais e regionais, familiares e equipes esportivas representando as 22 unidades escolares que participam da etapa regional no município.
A cerimônia marca o início da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 9ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento esportivo escolar do Estado.
Neste ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do Tocantins. Nessa segunda-feira, tiveram início as etapas de Colinas do Tocantins e Porto Nacional.
A cerimônia de abertura começou com o desfile de delegações das escolas da DRE de Colinas, apresentações artísticas de dança, e o tradicional acendimento da pira olímpica que transmitiram ao público a ideia de que a chama da esperança nunca pode se apagar e que os jogos estudantis transformam vidas e realizam sonhos.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, destacou que é um momento de celebração do esporte e da educação. “Os Jets e Parajets 2023 unem estudantes em busca do sonho de serem campeões. Os jogos proporcionam também aprendizagem em um intercâmbio cultural. Desejo muito sucesso a todos os atletas”, declarou.
Expectativas
Do Colégio Estadual São Tomás de Aquino, de Tupiratins, a estudante/atleta Geovana Rodrigues, 14 anos, participa dos jogos pela primeira vez, na modalidade Futsal Feminino. “Eu fiquei muito feliz de vir e estamos apreensivas porque é a primeira vez de todas do time, mas a gente treinou muito para poder vir e quem sabe conseguir levar o título para a nossa escola. Acho que o esporte na escola não só promove a interação, traz também alegria e diversão, é uma coisa muito familiar também, que todo mundo trabalha junto para ajudar um ao outro. Amo jogar”.
O atleta da Escola Estadual Antônio Delfino Guimarães, de Arapoema, Rafael Oliveira Alves – 14 anos, vai competir na Corrida de longa distância, nos 800 metros e também no Futsal Masculino, vai participar pelo segundo ano. Nos Jets 2022, ficou em segundo lugar na classificação geral, na prova de Atletismo, e desde então disse que está treinando para conseguir o primeiro lugar este ano. “Estou me preparando já faz um tempo, correndo lá no campo. Vim aqui para dar o meu máximo e vencer”.
Para o professor e técnico da equipe do Colégio de Ensino Médio – CEM Presidente Castelo Branco, de Colinas do Tocantins, Jocimar Ramalho do Nascimento, o esporte é importante na questão educacional tanto na forma física quanto na mental. “Gosto de trabalhar com os nossos alunos essa questão, trabalhando de forma multidisciplinar, porque nós sabemos que o esporte muda a vida. Se a gente olhar o cenário nacional e mundial a gente vê a quantidade de pessoas que teve a vida mudada através do esporte. Então, pensando nisso, eu trabalho com meus alunos que o esporte pode mudar a vida deles, se eles quiserem”, completou.
Realização
Os Jets e Parajets são promovidos pela Seduc com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.
CALENDÁRIO JETS/PARAJETS 2023
Etapas Regionais dos Jets
Colinas – 10 a 15 de abril
Porto Nacional – 10 a 15 de abril
Guaraí – 25 a 29 de abril
Gurupi – 8 a 13 de maio
Dianópolis – 8 a 13 de maio
Palmas – 15 a 20 de maio
Paraíso – 15 a 20 de maio
Tocantinópolis – 22 a 27 de maio
Araguatins – 22 a 27 de maio
Araguaína – 29 de maio a 3 de junho
Palmas Interior – 30 de maio a 2 de junho
Arraias – 5 a 9 de junho
Pedro Afonso – 5 a 9 de junho
Miracema – 5 a 9 de junho
Etapa Estadual Jets – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos
Araguaína – 20 a 30 de junho
Etapa Estadual Parajets
Porto Nacional – 19 a 21 de maio