logo

Ação de conscientização sobre violência contra pessoa idosa atende comunidade do Cras Karajá I

Ação comunitária de conscientização contra violência a pessoa idosa Local: Cras III Data: 16.06.2023

Dezenas de idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no Jardim Aureny III, receberam informações sobre seus direitos e a proteção contra as diversas formas de violência, durante a Ação de Conscientização acerca da Violência Contra a Pessoa Idosa, nesta sexta, 16. O momento contou com a palestra do titular da Delegacia de Atendimento à Vulneráveis, Ricardo Francisco Real de Castro.

A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Adriana Aguiar, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Claudinei Leite, a gerente de Atenção à Família da Sedes, Thatiana Yssa e a coordenadora do Cras Karajá I, Lucia Aires Pinto, também participaram da programação.

Durante a explanação aos idosos, o delegado Ricardo Francisco Real esclareceu sobre os mecanismos de proteção disponíveis, assegurando que o primeiro passo é cessar a violência. “É preciso tomar a iniciativa de levar ao conhecimento, de alguma forma, à Delegacia, para que tomemos as providências. O primeiro passo é parar a agressão e depois apurar e responsabilizar o agressor ou agressores”, explicou.

Ao ampliar o momento para a escuta dos idosos e ouvir seus questionamentos, Real reforçou que há várias formas de violência possíveis contra a pessoa idosa e acrescentou, por exemplo, a violência financeira e patrimonial. “Na nossa experiência, identificamos que um dos indicativos de que há apropriação de bens, é quando o idoso, mesmo recebendo seus benefícios, começa a pedir ajuda dos vizinhos e a terceiros”, contou.

 

Social

O presidente do Comdipi – entidade vinculada à Sedes, Claudinei Leite, explicou na ocasião o papel  do Conselho e afirmou que os conselheiros estão à disposição para atender as demandas dos idosos. A secretária de Desenvolvimento Social, por sua vez, agradeceu a parceria e disponibilidade do Delegado Ricardo Real, e também parabenizou a comunidade por usufruir do espaço e dos serviços disponíveis no Cras. “Parabéns por valorizar este equipamento e essa equipe. Todos eles estão à disposição para atender vocês. Nós da Sedes, entendemos que para desenvolver o social precisamos estar onde as pessoas estão, por isso mantemos as sete unidades do Cras, junto às localidades onde as pessoas estão”, destacou Adriana Aguiar.

A programação no Cras, seguiu o estilo e ritmo do mês, com caracterização junina, com o grupo de idosos dançando o típico forró no período da manhã. Houve ainda apresentação das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.